Comissão de Turismo vai discutir realização do carnaval em 2022

03/12/2021 10h06

Divulgação/Fernando Maia/Riotur

Comissão de Turismo vai discutir realização do carnaval em 2022

A cem dias do carnaval, a possibilidade de uma 4ª onda de contágio da Covid-19 preocupa o deputado Bacelar (Podemos/BA). O presidente da comissão de Turismo da Câmara apresentou, na última quarta-feira (24), um requerimento para discutir a viabilidade da festa em 2022. O carnaval está previsto para acontecer entre os dias 26 de fevereiro a 6 de março.

Bacelar lembrou que dezenas de prefeituras já cancelaram a festa, mas ainda permanece no calendário de tantas outras cidades brasileiras. Para ele, a decisão de realizar ou não o maior festejo país precisa ser nacional e não municipal. “Esta é uma decisão que precisa partir da Anvisa ou do ministério da Saúde. Não podemos deixar nas mãos dos mais de 5 mil prefeitos.” ponderou.

Ainda que a imunização completa de brasileiros e brasileiras tenha chegado a cerca de 61% da população, o temor do parlamentar é de que o surto de contaminações que tomou conta da Europa atinja o Brasil após as aglomerações. “É uma questão séria e que precisamos agir com cautela. Sei que a economia fica prejudicada, mas temos alternativas. Tramita na casa o PL 4219/20, mais conhecido como Lei Moraes Moreira, que prevê o pagamento de um auxílio emergencial aos trabalhadores do carnaval e São João” destacou.

A proposta foi aprovada por unanimidade, elogiada pelos membros da comissão e subscrita pelos deputados Newton Cardoso Jr (MDB-MG), Felipe Carreras (PSB-PE), Herculano Passos (MDB-SP), Paulo Guedes (PT-MG) e André Abdon (PP-AP).

Para o Newton Cardoso Junior, o debate é essencial já que o país recebe turistas europeus para o Carnaval, o que dificulta o controle das medidas de segurança necessárias.

A intenção é que sejam convidados representantes dos ministérios do Turismo, Saúde, Anvisa, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A audiência pública acontecerá na próxima quarta-feira (8), às 14h, no plenário 9 da Câmara.