Comissão de Turismo participa da maior feira da América Latina

08/11/2021 17h29

Danielle Soares

Comissão de Turismo participa da maior feira da América Latina

O presidente da comissão de Turismo, deputado Bacelar (Podemos/BA), esteve em Gramado na última quinta-feira (4) para participar da maior feira de Turismo da América Latina, a Festuris. Ele e Paulo Guedes, deputado pelo Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, foram recepcionados pelo colega e integrante da comissão, o gaúcho Bibo Nunes (PSL/RS). A 33ª edição do Festuris Gramado teve como tema principal a necessidade de reinvenção ou transformação que cada instituição, empresa, autoridade e mesmo o viajante precisa buscar a retomada do turismo.
Na cerimônia de abertura, que ocorreu no Palácio dos Festivais, Bacelar elogiou a parceria entre a CTur e ministério do Turismo e criticou a falta recursos para a promoção e divulgação dos destinos brasileiros. Para ele, é necessário que e o Governo Federal invista mais na pasta e na Embratur. “O orçamento para o turismo é pífio. Em países de primeiro mundo, a promoção de destinos não é visto com desprestígio. O setor é essencial. Movimenta a economia, gera emprego, renda e riquezas. Não pode ser deixado de lado.” pontuou.

O parlamentar também fez um apelo para a aprovação do marco regulatório dos jogos ao afirmar que a regulamentação vai além da arrecadação de impostos e geração de empregos. “Temos um enorme potencial e, com a legalização dos jogos, poderemos investir em divulgação e atrair mais de 6,5 milhões de turistas que recebemos anualmente” afirmou.
Ainda durante o discurso, Bacelar exaltou a atuação do Legislativo em defesa da recuperação do setor. Entre as propostas que tramitam no Congresso Nacional e que poderão beneficiar a atividade, o parlamentar citou projeto de lei que reestrutura e atualiza o papel de financiador e de avalizador dos investimentos produtivos no setor, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O PL foi elaborado pelos membros da comissão e tramita em regime de urgência, ou seja, será votado direto pelo plenário da Casa. A aprovação do Pronampe (Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) também foi alvo de elogios do parlamentar.

Festuris

A Festuris é a maior feira de turismo da América Latina. Em 2021, com o tema Turismo em Transformação, o evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro e reuniu mais profissionais do Brasil e de 15 países para divulgar destinos e produtos turísticos, discutir as últimas tendências do mercado e os rumos da atividade turística, intercambiar conhecimentos e encontrar oportunidades de negócio.

Em três dias, mais de 15 mil visitantes passaram pelo Serra Park que foi dividido em diferentes temáticas para melhor atender os profissionais e visitantes, que encontraram ofertas específicas de tecnologia para o turismo, turismo de saúde, religioso e esotérico, cultural, ecoturismo. Além do turismo rural, LGBTIA+ entre outros.