Comissão de Turismo entrevista responsáveis por centros de treinamento (CTs)
O que muda na sua cidade, em termos turísticos, com a chegada de um time estrangeiro participante da Copa do Mundo?
Santa Cruz Cabrália: Como fazemos parte de uma zona turística (Costa do Descobrimento) e o destino indutor é Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália tem atraído muitos visitantes por conta das belezas naturais, da nossa história, da nossa cultura e culinária e, acima de tudo, de um povo muito hospitaleiro, como todo o povo baiano. A escolha do nosso município como centro de treinamento, principalmente por uma seleção tricampeã, no caso a Alemanha, é a oportunidade para que o nosso destino, Santa Cruz Cabrália - "berço da civilização brasileira", torne-se mais conhecido no mercado interno e internacional.
Sergipe: É uma oportunidade que nunca tivemos e pela qual nunca teríamos condições de pagar – a divulgação da imagem de Sergipe, suas belezas, cultura e hospitalidade do seu povo para Europa, Ásia e América do Sul. Não esqueçamos de que a presença da seleção grega coincidirá com os festejos juninos, manifestação cultural das mais importantes para nós, sergipanos, e que, com certeza, será apresentada pela primeira vez ao mundo. São esperados cerca de 150 jornalistas da Grécia e dos países do grupo de que ela participa.
Qual a destinação dos CTs depois da Copa do Mundo? Os turistas que visitarem sua cidade poderão desfrutar dessas instalações?
Santa Cruz Cabrália: Sem sombra de dúvida, será mais um produto a ser agregado ao nosso portfólio de atrativos turísticos, até porque este Centro de Treinamento está sendo construído na Vila de Santo André, um dos lugares mais pitorescos do Brasil e que fica no município de Santa Cruz Cabrália. Com praias semivirgens, ruas de terra batida, por aqui o tempo parece não passar. Como os portugueses em 1500, também os alemães em 2014 querem saber o que Santa cruz Cabrália tem, qual a sua magia, que tanto encanta quem a visita.
Sergipe: Na verdade, em Sergipe não foi construído um Centro de Treinamento para abrigar a seleção da Grécia. O governo do estado cadastrou o já existente Estádio Lourival Batista, que iniciava sua reforma e que teve que fazer as alterações necessárias para se enquadrar no padrão exigido pela Fifa para ser um centro de treinamento de seleções. E os turistas e sergipanos poderão, sim, desfrutar das instalações, já que o local destinado para o Centro de Treinamento é o maior estádio de futebol do estado de Sergipe, o nosso Batistão.
A sua cidade espera receber mais visitantes nacionais e estrangeiros a partir da estada de um time de futebol participante da Copa do Mundo, depois do evento?
Santa Cruz Cabrália: A nossa cidade tem um potencial turístico impressionante, ainda assim pouco explorado, a exemplo do marco da primeira missa celebrada em solo brasileiro por ocasião do descobrimento do Brasil, que fica em Coroa Vermelha, onde todo dia 26 de abril celebramos uma missa em ação de graças por este acontecimento, só que ainda não conseguimos inserir este evento no calendário nacional ou internacional, bem como a cultura dos índios pataxós, ecoturismo, esportes náuticos, turismo rural etc. Com essa exposição que este evento Copa do Mundo está nos proporcionando, até mesmo os órgãos oficiais de turismo começam a nos enxergar e sinalizar com ajuda para formatar novos produtos. A nossa expectativa é muito grande com o pós-Copa, pois acreditamos que nosso turismo será impulsionado tanto no mercado interno como no mercado internacional. Como efeito prático de sermos centro de treinamento, este ano o nosso município participou pela primeira vez de uma feira internacional de turismo (ITB-BERLIM).
Sergipe: São esperados cerca de 60 mil novos turistas, que aproveitarão nossos atrativos turísticos. Pela primeira vez lidaremos com um fluxo expressivo de turistas internacionais, não só de gregos, é bom que se frise, mas também vindos de países que jogarão em Salvador e que já começaram a procurar nosso estado, atraídos pela facilidade de locomoção, pelos preços mais competitivos, pela qualidade do nosso parque hoteleiro e pelos atrativos turísticos.
Se a Secretaria de Turismo do Município pudesse mudar algum aspecto dos preparativos para receber os estrangeiros, qual seria ele?
Santa Cruz Cabrália: A nossa cidade é tombada pelo Iphan desde a década de 80, mas infelizmente só tombou... Gostaria de fazer uma intervenção no centro histórico a fim de preservar os nossos patrimônios históricos e culturais e deixar nossos visitantes com boas impressões.
Sergipe: Na verdade, o que deve acontecer é uma somação de esforços entre os governos (estadual e municipais) para que questões como qualidade no atendimento ao turista e segurança sejam um diferencial de Sergipe na Copa do Mundo de 2014.