Comissão de Turismo aprova convites a Ministros
O deputado Renato Molling explicou que o ministro do Turismo foi convidado por estar "diretamente ligado a esta Comissão, e da mesma maneira a Comissão tem condições de contribuir, através de audiências, seminários e sugestões para que o Turismo possa engrandecer cada vez mais o nosso País, representar oportunidade de renda, oportunidade de negócios, e para isso nada melhor que aproveitar esses grandes eventos, como a Copa do Mundo, para fazer a divulgação boca-a-boca do turismo fora do País".
Segundo o parlamentar gaúcho, o convite feito ao ministro das Cidades tem por objetivo fazer a Comissão tomar conhecimento do trabalho do Ministério na questão "de extrema importância" da mobilidade urbana, e "ouvir do ministro das Cidades de que forma nós estamos preparados para a Copa do Mundo e outros eventos importantes".
Ao convidar o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil– "que possui uma função muito importante, uma das mais importantes" nesse contexto, o presidente da Comissão de Turismo manifestou seu desejo de que não se repita a crise nos aeroportos, especialmente os que foram concedidos recentemente, ocorrida há alguns anos, quando as dependências ficaram superlotadas e a grade de voos foi gravemente prejudicada com atrasos e cancelamentos, prejudicando a população. O objetivo, segundo Renato Molling, é o de que "a gente possa receber bem aquele que vem de fora, e que ele possa falar bem do Brasil".
O deputado Renato Molling afirmou que é grande o nível de insatisfação dos brasileiros com relação ao preço das passagens aéreas, especialmente as que são adquiridas de última hora, e que todos se preocupam com o andamento das obras nos aeroportos brasileiros às vésperas de um evento de grande magnitude mundial, como é a Copa do Mundo. O presidente da Comissão lembrou que esses serão dois temas de interesse para os parlamentares, sem falar na questão da construção de mais de quinhentos aeroportos regionais – um programa anunciado pela presidente Dilma Rousseff. "Como é que estão esses projetos?", indaga Molling. "Eles com certeza vão facilitar muito o turismo interno, e facilitar a locomoção do turista que vem de fora."
A respeito do convite feito ao presidente da Embratur, o deputado Renato Molling disse que é do interesse dos deputados saber quais as outras oportunidades que estão sendo exploradas pela Embratur na divulgação do Brasil além do evento Copa do Mundo.
(Claudio Lessa – Assessoria de Imprensa – Comissão de Turismo da CD)