Comissão aprova requerimento de audiência pública com a Ministra da Cultura

A Comissão de Turismo da Câmara, presidida pelo deputado Renato Molling (PP/RS) convidou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, para falar a respeito do andamento do “Concurso Cultural 2014”, e aprovou também a realização de audiências públicas para discutir os preços de hospedagem, passagens aéreas, preparativos das cidades-sedes para a Copa do Mundo, além de debater a situação atual e o planejamento para utilização dos portos nacionais para a atividade turística. As decisões foram tomadas durante a reunião ordinária realizada em 19 de março.
20/03/2014 18h45

O requerimento do deputado Valadares Filho, convidando a ministra da Cultura, foi justificado pelo parlamentar como sendo uma oportunidade de ouvir da titular da Cultura como sua pasta pretende divulgar – neste momento de Copa do Mundo, quando o Brasil receberá milhares e milhares de turistas estrangeiros – não apenas as belezas naturais, a gastronomia brasileiras, mas também o enorme legado cultural brasileiro, um atrativo importante que também fará com que os turistas voltem ao nosso País.

Já os outros quatro requerimentos de realização de audiências públicas, de autoria do presidente da Comissão de Turismo, pretendem compor uma radiografia do setor turístico nacional. O debate sobre os preços da hospedagem no Brasil contará, inclusive, com a presença do representante da Abrasel – a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. No caso da audiência pública para discussão sobre os preços das passagens aéreas, foram convidados os presidentes das empresas aéreas Gol, Tam, Avianca e Azul.

O deputado Renato Molling ainda conseguiu aprovação da realização de uma audiência pública para tratar, com os prefeitos das doze cidades-sedes da Copa do Mundo, dos preparativos para o evento nessas localidades. Segundo o parlamentar, o objetivo é “ver se tudo está realmente bem organizado”, especialmente nessas cidades que receberão o maior número de turistas estrangeiros. Molling disse ainda que aguarda com expectativa a realização de outra audiência pública, sobre a situação atual e o planejamento para a utilização dos portos nacionais para a atividade turística, porque esse tipo de turismo tem crescido muito. O presidente da Comissão de Turismo disse ainda que “nós temos ouvido reclamações sobre a infra-estrutura e o atendimento, e de falta de uma legislação mais adequada para a recepção desses cruzeiros que vêm do mundo inteiro, e que por vezes não passam pelos portos brasileiros em função dessas dificuldades.”

(Claudio Lessa, Assessoria de Imprensa da Comissão de Turismo – CD)