COI admite que pode cancelar ou adiar provas por causa da poluição
O COI (Comitê Olímpico Internacional) admitiu nesta terça-feira a possibilidade de cancelar ou adiar qualquer prova dos Jogos Olimpícos se constatar que a condição do ar durante a competição pode causar risco à saúde dos atletas.
"Tomaremos todas as decisões junto às federações internacionais se os dados indicarem que devemos cancelar ou adiar um evento", afirmou o presidente da comissão médica do COI, Arne Ljunqvist.
"A avaliação será feita depois da medição dos índices de poluição e outros aspectos como direção do vento, temperatura e umidade relativa do ar", disse o dirigente.
Anteriormente, Ljunqvist havia afirmado que havia certo exagero sobre os efeitos nocivos da poluição de Pequim à saúde dos atletas. E que o problema era maior para os residentes do que para os visitantes.
Para combater a poluição, a cidade de Pequim já tomou algumas medidas. Desde o dia 20 de julho está em vigor um rodízio que limita a circulação diária de carros à metade. Também foram paralisadas as indústrias mais poluentes e interrompidas obras de construção, que só voltarão ao ritmo normal no dia 20 de setembro, depois dos Jogos Paraolímpicos.
Fonte: Folha Online