COB diz que Brasil quer manter ranking de medalhas nos jogos olímpicos de 2012

A meta do Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012 é manter o ranking de medalhas conquistadas nos Jogos de Pequim em 2008 e ficar entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos de 2016, disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, durante reunião de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados na quarta feira (4 de julho de 2012). Acompanhado do Chefe da Missão Brasileira Londres 2012, Bernard Rajzman, e do Superintendente Executivo do COB, Marcus Vinicius Freire, o presidente do COB, detalhou aos membros da CTD como estão os preparativos e as expectativa de resultados da delegação brasileira, destacando que o Brasil será representado por 259 atletas (136 homens e 123 mulheres) em 32 modalidades.
04/07/2012 20h20

Akimi Watanabe

COB diz que Brasil quer manter ranking de medalhas nos jogos olímpicos de 2012

O presidente do COB disse que o Brasil investiu cerca de R$ 780 milhões na preparação dos 259 atletas que vão representar o país em Londres, e os outros objetivos são de obter maior número de finais olímpicas, que, em Pequim, foram 41; conquistar cerca de 15 medalhas, número próximo ao de Pequim 2008, e preparação de potenciais atletas para os jogos olímpicos de 2016, já tendo para esse fim o Projeto Vivência Olímpica.

"Em Londres teremos uma delegação com ainda mais qualidade, com atletas que passaram por seletivas difíceis, algumas mais duras até que as estipuladas por algumas federações internacionais, como foi o caso do atletismo e da natação. Estamos confiantes de que o Brasil terá um bom desempenho em Londres", afirmou Carlos Arthur Nuzman, ressaltando que também está otimizando os investimentos e que estes investimentos não podem ficar condicionados ao número de medalhas conquistadas.

Nuzman destacou que no processo na caminhada para Londres 2012 o Brasil conseguiu alguns fatos marcantes no processo de classificação, como o retorno do basquete masculino aos Jogos (a última participação olímpica aconteceu em Atlanta 1996); a classificação recorde de dez pugilistas, sendo três atletas femininas nas três categorias em disputa; a classificação inédita de todas as 14 categorias do judô; a classificação de duas equipes completas no tênis de mesa; e a de três atletas da ginástica artística masculina, entre outros. Ele disse ainda que a maior estrutura de treinamento e acomodação oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro aos atletas brasileiros em Londres será o Centro Esportivo Crystal Palace, que será base do Time Brasil fora da Vila Olímpica, um local exclusivo de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Nuzman aproveitou a oportunidade para convidar os deputados da CTD para uma reunião da Comissão no Rio de Janeiro, quando terão a oportunidade de conhecer mais detalhes de todo o trabalho que vem sendo feito pelo COB, o que foi de pronto aceito pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado José Rocha.

O deputado Afonso Hamm (PP-RS) destacou que, comparado a outros países, os recursos investidos no esporte no Brasil são muito menores. Ainda assim, o trabalho do COB é muito bom.

Por sua vez, o deputado Romário (PSB-RJ) pediu apoio do COB para a ginasta Jade Barbosa, que ficou de fora dos Jogos Olímpicos de 2012, lembrando que a atleta não participará da Olimpíada por causa de desentendimentos entre patrocinadores. Ele ainda questionou sobre a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais no processo Londres 2012 e foi informado pelo presidente do COB que a entidade tem trabalhado com afinco para a total inclusão dessas pessoas, tanto no trabalho dos Jogos Olímpicos quanto para a participação nos Jogos Paraolímpicos, que serão realizados após o certame de Londres. Romário aproveitou a oportunidade para informar que vai integrar o time de comentaristas da Record durante a Olimpíada de Londres.


O presidente da CTD e autor do requerimento, deputado José Rocha (PR-BA), destacou a importância da presença do COB na Comissão e disse confiar em mais medalhas para o Brasil em Londres. Ele acredita que a garra e o talento dos atletas brasileiros podem ajudar o país a conquistar um número maior de medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem entre 27 de julho e 12 de agosto. O parlamentar baiano demonstra mais otimismo do que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que anunciou que a previsão é de conquistar 15 medalhas, o mesmo número das Olimpíadas de Pequim, em 2008.

José Rocha parabenizou o COB pela apresentação e pela estrutura profissional apresentada e também pelo trabalho que já está sendo feito para 2016. É um orgulho para o país saber que o COB tem uma equipe afinada, qualificada, e que está realizando um grande trabalho. O valor investido pelo COB, em relação a outros países, é muito menor, mas nem por isso o COB deixa de apresentar um trabalho de qualidade exemplar. Que esse trabalho seja aprimorado para 2016, a fim de fazermos bonito em nosso país.

Luiz Paulo Pieri
Assessor de Imprensa da CTD
Fones: (61) 32166833 - 7817-0611
Email: luiz.pieri@camara.gov.br - paulopieri@terra.com.br
www.ficcaocientificabrasil.com.br

Para ler mais sobre turismo e esporte e conhecer melhor o trabalho da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados acesse os links abaixo.
https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ctd
https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ctd/informativos.html/Informativon78.pdf
https://issuu.com/comissaodeturismo/docs/1627-comissdeturismoedesporto-decom-apostila_relat
https://issuu.com/comissaodeturismo/docs/00096-ctd-revista_anuari_a4_completo
https://issuu.com/comissaodeturismo/docs/alta5dejunho