Co-Rio divulga roteiro da Tocha do Pan 2007

29/05/2007 17h25

 Chama será acesa no México e desembarcará no Brasil em 5 de junho

Nesta terça-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos divulgou o roteiro oficial da Tocha Olímpica do Pan do Brasil. A chama chega ao país no dia 5 de junho, por volta das 10h30min, no aeroporto de Porto Seguro (BA), após ser acesa no dia anterior nas Pirâmides de Teotihuacán, no México.

Escolhidas por formar a Costa do Descobrimento do Brasil, as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro serão as primeiras a receberem a tocha olímpica no Brasil. A partir da Bahia, ela seguirá pelas 27 capitais e por 22 localidades brasileiras, totalizando 51 pontos de passagem.

No dia 11 de junho, a Tocha passará por Brasília, onde será recebida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O Revezamento se encerra no Rio de Janeiro, em 13 de julho, quando haverá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, com o acendimento da Pira Pan-Americana no Maracanã.

- A Tocha Pan-Americana percorrer todo o Brasil é uma forma simbólica de nacionalizar a realização dos Jogos. A sua chama vai convocar a torcida e criar um clima positivo para receber os visitantes. O Brasil é conhecido no mundo por ser um país carinhoso com seus turistas, que é bom anfitrião. A circulação da Tocha é uma oportunidade para homenagear o nosso continente e cada uma das nações das Américas - disse o Ministro de Estado do Esporte, Orlando Silva Jr.

Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a Tocha Pan-americana Rio 2007. Cada condutor percorrerá um trecho de 400m, em comboio pelas ruas das cidades participantes do revezamento. A maior parte do trajeto entre as cidades será percorrida em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), cedido pelo Comando da Aeronáutica. A partir de São Paulo, o último estado que receberá a Tocha antes do Estado do Rio de Janeiro, o percurso será feito de carro.

O projeto de revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007 pelas cidades brasileiras tem orçamento de R$ 10 milhões.

Fonte: LANCEPRESS!