CENTRO NACIONAL DE HIPISMO RECEBE SELETIVA PARA PEQUIM-08
Brasileiro Senior Top é o 9º evento realizado no Complexo Esportivo de Deodoro após o Pan
O Centro Nacional de Hipismo, palco de provas do Pan Rio 2007, recebe, dessa quinta (17) até domingo (20), a segunda e última seletiva nacional para as Olimpíadas de 2008, que acontecem entre 08 e 24 de agosto. Com o patrocínio da Petrobrás, o Campeonato Brasileiro de Salto na categoria Senior Top contará com a presença de grandes atletas nacionais, entre eles Cesar Almeida, já pré-classificado para as Olimpíadas e campeão do Senior Top 2007, e Vitor Alves Teixeira, tricampeão pan-americano. As provas cariocas marcam mais uma etapa decisiva para a formação da equipe brasileira de hipismo que competirá em Hong Kong. A primeira seletiva, o Concurso Nacional de Saltos, foi realizada na Sociedade Hípica Paulista entre os dias 28 e 30 de março.
Do conjunto de atletas com os melhores resultados em ambas as seletivas nacionais, do Rio e de São Paulo, saem dois nomes, que serão convocados pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para seguir até a concentração na Europa. Lá se reunirão a mais três nomes, que são definidos a partir dos resultados conjuntos de outros dois concursos: o Winter Equestrian Festival, realizado em março em Wellington - Flórida, nos EUA, e o Spring Toscana Tour, que segue neste mês de abril em Arezzo, na Itália. Esse quinteto de cavaleiros ainda não está fechado, mas outros cinco atletas já estão no páreo: Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Pedro Veniss, Cesar Almeida e Karina Johannpeter foram pré-classificados com a medalha de ouro por equipe no Pan 2007, resultado que garantiu o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008.
No total, portanto, a Confederação Brasileira de Hipismo terá, a princípio, dez atletas no time dos pré-classificados da modalidade de saltos. Desses dez, a CBH definirá quatro titulares e um reserva para compor a equipe final participante dos Jogos Olímpicos, que deverá ser inscrita até dia 23 de julho.
Já na modalidade de concurso completo de equitação – CCE, a última seletiva para Pequim-08 também foi sediada no Centro Nacional de Hipismo, entre os dias 11 e 13 de abril. O Concurso Completo da CBH selecionou oito atletas, dos quais cinco serão convocados pela confederação ainda esta semana, após exames físicos, e viajarão já no dia 13 de maio para Fointanebleau, na França. A definição da equipe olímpica de CCE será feita com base no desempenho alcançado nos treinos na Europa e em competições preparatórias em junho e julho de 2008.
Centro Nacional de Hipismo
Com todas as conquistas nacionais para os Jogos Olímpicos de 2008, o hipismo brasileiro demonstra evolução constante e hoje conta com um centro de excelência para prática, treinamento e competição. Situado no Complexo Esportivo de Deodoro, o Centro Nacional de Hipismo foi construído por oportunidade do Pan 2007 com investimento do Ministério do Esporte, mas constitui um legado permanente para a cidade. Com mais de 30 mil m² de área construída, o Centro é capaz de abrigar provas das modalidades de adestramento, concurso completo de equitação – CCE e saltos.
Após o Pan, o centro nacional já recebeu o Campeonato do Exército de Hipismo e o Campeonato Sul-americano de Pentatlo Moderno, além de eventos da temporada da Comissão de Desportos do Exército. Em 2008, além do Senior Top e do Concurso Completo, já está agendada uma série de novas competições nesse e nos demais centros do Complexo Esportivo de Deodoro. Abrigando mais três modalidades em instalações permanentes (tiro esportivo, pentatlo moderno e hóquei sobre grama) e uma em área disponível para instalação provisória (tiro com arco), o complexo, que, ao todo, chega a mais de 100 mil m² de área construída, já sediou oito eventos no total após o fim do Pan-americano - o Senior Top é o nono - e, em 2011, será uma das sedes dos Jogos Mundiais Militares. Toda a estrutura foi construída dentro de padrões internacionais, com o objetivo de garantir o seu uso permanente intenso para competições nacionais e internacionais e contribuir positivamente com a aspiração do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Responsável por Relações Exteriores da CBH, Antonio Alegria Simões convive com formadores de opinião de todo o mundo na modalidade. Segundo ele, os membros da Federação Eqüestre Internacional (FEI) e demais autoridades esportivas apontam que a instalação possui nível de excelência: "Com o Pan, a FEI achou o Centro Nacional de Hipismo um dos maiores do mundo e considerou a hipótese de realizar um mundial aqui no Rio por isso. Os representantes da Federação acharam o piso um dos melhores, e as instalações da cocheira também foram elogiadas.", afirma, completando que, com o Senior Top, será possível analisar a herança de infra-estrutura do Pan para o hipismo.
O local é provido de uma arena de saltos e adestramento com solo especial e 1.200 assentos permanentes, uma pista de 5.700 metros para cross country e mais duas pistas de areia planas para aquecimento dos cavalos. No piso da arena de saltos e adestramento, acima da manta capaz de drenar a água das chuvas, foi implantada mistura de areia, poliéster e caulim (um extrato mineral). Este solo argiloso possui densidade ideal para que não se prejudique nem a performance dos cavaleiros nem os tendões dos cavalos. Completam as estruturas do Centro, um estábulo com 180 baias e quatro áreas de banho. Além das instalações em si, todos os móveis bem como a aparelhagem de áudio e vídeo do Pan 2007 se mantêm no Complexo Esportivo de Deodoro como legado.
Por seguir padrões internacionais de esporte e de design sustentável, primando pela qualidade das instalações e pela harmonia visual, além de utilizar materiais que reduzem o consumo de energia e potencializam a preservação da área verde e a integração com a natureza, o Complexo Esportivo de Deodoro é referência internacional. O moderno projeto arquitetônico representará o Brasil na VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, a ser realizada entre os dias 29 de abril e 1º de maio deste ano. O projeto está entre as 35 instalações que participarão do Prêmio de Obras Construídas. Ao todo, participaram da concorrência inicial mais de 200 obras.
Ainda, para proteger os animais e todos os participantes e públicos em campeonatos e treinos, o Ministério do Esporte investiu em controle e extermínio de carrapatos e tipos específicos de insetos em todo o Complexo Esportivo de Deodoro. Os serviços foram executados pela Seção Veterinária Regimental da Vila Militar de Deodoro, com 60 anos de experiência em tratamento de cavalos, em parceria com a Universidade Federal Rural Fluminense (UFRRJ), que concentra especialistas na área. O trabalho resultou em documento acadêmico que poderá orientar novos serviços de descarrapatização tanto em Deodoro quanto em demais instalações do país. A equipe da UFRRJ apresentou esses resultados, em fevereiro de 2008, no 10º Congresso da Associação Mundial de Veterinária Eqüina (WEVA), em Moscou, na Rússia.
Fonte: Priscila Novaes – Ministério do Esporte