Cbratur vai debater os impactos da Copa e dos Jogos Olímpicos no turismo brasileiro

Conquistar o direito de realizar grandes eventos pode se transformar em instrumento de desenvolvimento econômico e social. E, também, de revitalização dos grandes centros urbanos e expansão da atividade turística. O Brasil hospedará, em 2014 e em 2016, os dois maiores espetáculos esportivos do planeta. A Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Quais, no entanto, serão os benefícios que o país colherá ao sediar esses megaeventos?
22/11/2010 16h00

Arte: Akimi Watanabe

Cbratur vai debater os impactos da Copa e dos Jogos Olímpicos no turismo brasileiro

XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística - Cbratur

Brasília  22 de novembro. Essa pergunta será respondida durante o XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), que as Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado realizarão no próximo dia 1º de dezembro, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 8h30.

Com o tema "Os Impactos dos Megaeventos Esportivos na Indústria do Turismo", o XII Cbratur debaterá, em quatro grandes painéis, quatros temas considerados capitais para assegurar ao país a modernização de sua infraestrutura, focalizando não apenas o crescimento do turismo mas, também, o da logística e o da mão-de-obra.

A solenidade de abertura, marcada para as 9h, contará com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado, deputado Michel Temer e senador José Sarneu, da presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira, do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, senador Neuto De Conto, e dos ministros do Esporte e do Turismo, Orlando Silva Jr. e Luiz Barretto, além dos presidentes da Frente Parlamentar de Turismo e da Frente Parlamentar do Esporte, deputado Alex Canziani e deputada Manuela D´Ávila.

A pauta técnica terá início às 14h. No primeiro painel, o ex-ministro do Esporte e Turismo, presidente da SP Turis e coordenador da Comitê Paulista da Copa de 2014, Caio Luiz de Carvalho, apresentará a palestra "Esporte e Turismo, Indústrias Paralelas e Complementares", sob a coordenação do deputado Paulo Henrique Lustosa.

Caberá ao presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Carlos Alberto Amorim Ferrreira, falar, em seguida, sobre o tema "Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016: Perspectiva de Expansão". O coordenador do painel será o deputado Afonso Hamm.

O terceiro painel abordará um tema extremamente contemporâneo em relação à indústria do turismo e à logística de transporte: "Cruzeiros Marítimos: Infraestrutura e Expansão do Mercado", assunto que será explorado pelo presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral. O deputado Edinho Bez coordenará a palestra.

O quarto e último assunto dirá respeito a uma preocupação relativa à hospitalidade: "Mão de Obra, Treinamento, Reciclagem e Aperfeiçoamento", que será abordado pelo diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Jadir Rafael de Souza, com coordenação da deputada Lídice da Mata.

Encerrados os painéis, às 16h, a deputada Professora Raquel Teixeira e o senador Neuto De Conto coordenarão a fase de debates, quando os representantes dos segmentos organizados das indústrias do turismo e do esporte formularão perguntas aos palestrantes.

Para a deputada Professor Raquel Teixeira, o temário do XII Cbratur "é extremamente oportuno". Segundo ela, "o Brasil realizará investimentos bilionários para acolher os dois maiores e mais importantes festivais do planeta. É fundamental, portanto, que o tema seja amplamentar debatido no Congresso, para garantir que os gastos a serem feitos com recursos públicos resultem em conquistas efetivas para a sociedade nacional, em termos de geração de emprego e de legados em matéria de infraestrutura urbana".