Candidatas a Centros de Treinamento das Seleções se encontram em Campinas

A Câmara Municipal de Campinas reuniu, nesta segunda-feira (21/11), representantes de mais de 100 cidades que pretendem sediar os 32 Centros de Treinamento das Seleções (CTS) do mundial de futebol de 2014. O objetivo do encontro foi o de conhecer as exigências da Fifa e definir o tipo de ações que uma cidade precisa adotar para atrair uma das 32 seleções que participarão da competição
21/11/2011 14h49

Câmara Municipal de Campinas

Candidatas a Centros de Treinamento das Seleções se encontram em Campinas

Pres. da CTD. Jonas Donizette (PSB-SP)

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa em São Paulo, existem 145 Centros de Treinamento pré-selecionados, destes, 65 estão em 33 cidades paulistas, sendo 10 na região administrativa de Campinas.

Organizado pelo deputado federal Jonas Donizete (PSB-SP), presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, o encontro contou com a presença de representantes da Câmara dos Deputados, dos municípios interessados e de autoridades esportivas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fifa.

O diretor executivo e operacional do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Trade manifestou otimismo com a preparação do Brasil, mas fez um alerta. "Por força da minha atividade tenho viajado muito e dá para perceber que todo mundo quer vir ao Brasil. Nós teremos a oportunidade de juntar futebol e a celebração, duas das principais marcas do País, mas precisamos mostrar que o Brasil não é apenas lindo. É preciso melhorar em muitos aspectos a nossa infraestrutura", advertiu.

Jonas Donizete disse que a preparação do Brasil tem evoluído, mas precisa avançar em vários aspectos. "Nós visitamos todas as sedes e notamos que há aspectos negativos e positivos. De um lado, percebemos que há problemas de mobilidade urbana. Por outro, constatamos que em todos esses locais temos o pleno emprego", avaliou.

O deputado federal Romário (PSB-RJ) ressaltou a importância da região de Campinas no processo de escolha dos CTS. "Pela sua importância econômica e alto grau de desenvolvimento, a cidade de Campinas não pode ficar fora de um evento como é a Copa do Mundo", afirmou.

O vice-presidente da Câmara, Thiago Ferrari (PTB), disse que a região de Campinas está em condições de participar diretamente de um evento internacional como a Copa. Segundo ele, a cidade dispõe de acessos rápidos, hotelaria consolidada e uma rede de serviços de qualidade. Ferrari lembrou que o mundial de futebol pode ser uma ótima oportunidade para o País. "Precisamos tomar como exemplo o que ocorreu na Espanha, onde o Mundial deixou um legado de benefícios à população", afirmou.

A comitiva de parlamentares e autoridades também visitou o Aeroporto de Viracopos.


Com Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas