Campanha Educação Física Escolar é lançada no Congresso Nacional

18/05/2009 06h35

Durante o Seminário “A Educação Física e Esporte Escolar: da Formação à Competição”, realizado no dia 13 de maio, pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD), o Conselho Federal de Educação Física (CNFEF) lançou a campanha nacional Educação Física Escolar - Plantando Cultura, Cidadania e Saúde. O objetivo destaca campanha é valorizar a disciplina de Educação Física no currículo escolar, figurando como componente obrigatório. O Seminário foi proposto pelo deputado Gilmar Machado (PT-MG).
O vice-presidente da Confef, João Batista Gomes Tojal, apresentou um vídeo para detalhar sobre a campanha que marca as ações referentes o Ano da Educação Física Escolar de 2009.
O ano de 2009 será marcado por diversas atividades e divulgação sobre a importância da educação física escolar. Tojal diz que a ideia é conscientizar os gestores públicos da importância desse tema e cobrar ações.
Entre os objetivos dessa campanha, segundo o vice-presidente do CONFEF, é alertar os pais sobre a importância de exigir professores qualificados para a atividade, que de acordo com a Lei de LDB (Diretrizes e Bases da Educação), é obrigatória nas escolas. De acordo com a LDB, a atividade deve estar integrada à proposta pedagógica da escola, ajustando-se às faixas etárias e às condições dos estudantes. “É necessário que a educação física escolar seja valorizada e efetivada nas instituições de ensino”, observa.
O presidente da CTD, deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), salienta que a educação física ajuda a formar cidadãos conscientes de direitos e deveres. "Ela é fundamental no currículo dos alunos, quanto mais cedo, melhor. Ela é muito importante para a formação do caráter e da cidadania de uma pessoa", finaliza. 


Fonte: Márcia Godinho Marinho - Jornalista – imprensamarciamarinho@gmail.com