Campanha de incentivo ao turismo doméstico brinca com o conhecimento do brasileiro
Cristina Massari
GRAMADO (RS) - Apostando que a instabilidade cambial com a valorização do dólar traga oportunidades para o turismo doméstico, o Ministério do Turismo lançou na última sexta-feira em rede nacional a campanha publicitária para o público final "Viagem é para toda vida. Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil". A campanha leva investimentos de R$ 8 milhões do Ministério do Turismo e será veiculada na TV, rádio, mídia impressa e internet. Pelos próximos 30 dias, o brasileiro será provocado numa espécie de teste de conhecimentos, sobre paisagens mostradas em belas fotos e um jingle produzido especialmente para a campanha.
Está na hora de o brasileiro conhecer o Brasil. Queremos aproveitar o momento da desvalorização do real frente ao dólar para dar uma grande movimentada no turismo interno, porque todas as crises são geradoras de oportunidade. E o turismo brasileiro vai aproveitar essa oportunidade. Com a brincadeira do teste de conhecimento, a campanha estimula o brasileiro a viajar para conhecer o país.Teremos um grande verão, em torno de 20% superior ao que foi ano passado - disse o ministro Luiz Barretto.
Destacando imagens menos conhecidas do imaginário do brasileiro, a campanha brinca e desafia o telespectador ou leitor a acertar o nome do destino mostrado, como num teste de múltipla escolha. Na TV serão mostradas inicialmente uma praia e uma cachoeira, em filmes que serão exibidos por 15 dias. Na mídia impressa, 20 cenários foram escolhidos e não só destinos, mas também eventos culturais e gastronomia também são mostrados.
- Não temos nível de recurso para uma freqüência maior. A campanha pode ser adaptada regionalmente também. Por isso, estamos tentando fazer um fundo de publicidade e promoção para que ela possa transcender. Em nível estadual, é possível brincar com vários destinos de uma Unidade da Federação - acrescentou o diretor de marketing do Ministério do Turismo, Marcio Nascimento.
Na internet, a campanha ganha um hot site e explora o formato de jogo interativo, que pode ser acessado através deste link.
O lançamento da campanha foi feito em Gramado, cidade da Serra Gaúcha que realiza o Festival de Turismo de Gramado até domingo e que dá início a temporada "Natal Luz" neste fim de semana. A escolha foi simbólica, conforme explicou o ministro Luiz Barretto, na cerimônia de abertura do evento:
- Gramado é uma cidade que hoje é referência para o Brasil inteiro e que soube aproveitar e otimizar suas potencialidades. Uma cidade que antes era conhecida só por seu inverno e hoje movimenta o turismo o ano todo. Tem verão, inverno, Páscoa, Festival de Cinema - observou o ministro.
De fato, Gramado cujo turismo depende 95% do movimento interno, conforme conta o prefeito Pedro Bertolucci, soube transformar a crise em oportunidade. O Natal Luz, que foi criado em 1986, inicialmente como um evento bem mais simples do que é hoje, para incentivar a baixa temporada durante o verão na cidade da Serra Gaúcha, já supera os rentáveis meses de inverno:
- O Natal Luz é disparado a melhor temporada que temos. O evento foi criado para alavancar o mês de dezembro que era o mês mais fraco que tínhamos. Hoje é o melhor mês que temos. E ocupa um espaço muito maior na gastronomia na hotelaria e no setor de compras do que o mês de julho que é o nosso mês forte.
O Natal Luz de Gramado se estenderá até 11 de janeiro de 2009. Neste período, a cidade recebe os visitantes toda enfeitada com motivos natalinos e realiza uma série de eventos culturais e temáticos. Entre os destaques estão a árvore cantante na Rua Coberta, o Nativitaten (espetáculo multimídia ao ar livre), desfiles temáticos, encontro de mamães noéis e papais noéis.
Fonte: O Globo