Câmara promove audiência pública em comemoração ao Dia Nacional do Turismo
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou, nesta sexta-feira (7), uma audiência pública para comemorar o Dia Nacional do Turismo (CTur), celebrado em 8 de maio. O encontro aconteceu a pedido do deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE). “Sem fluxo de turistas, os hotéis ficaram vazios, os restaurantes não tinham visitantes, o taxista não tinha quem transportar. As economias mais fragilizadas, como o Brasil, foram ainda mais prejudicadas dentro da pandemia. É nossa obrigação, como parlamentar, tentar minimizar esses prejuízos” destacou.
O presidente da Comissão, deputado Bacelar (Podemos/BA) lembrou que, apesar de ser um dia comemorativo, o turismo - atividade que impacta mais de 52 segmentos da economia - foi o primeiro a sofrer com o isolamento social e deverá será o último a sair da crise.
Dados da Confederação Nacional do Comércio revelam que 2021 começou com prejuízos acumulados em R$ 312 bi, sendo que a operação do setor chegou a março com apenas 45% da capacidade mensal de geração de receitas.
Bacelar ressaltou o potencial turístico brasileiro e reforçou a importância do incentivo às ações que fortaleçam o setor. “Nós tínhamos o entendimento de que as perdas seriam grandes, mas a situação se apresenta de forma muito mais delicada. Por isso, temos que nos unir ainda mais” pontuou.
Ao finalizar a solenidade, o presidente fez um apelo: “Tomemos este Dia Nacional do Turismo como o marco zero de um esforço conjunto pelo reerguimento do turismo brasileiro. Temos que unir as inteligências, a criatividade, as experiências, o aprendizado, as sensibilidades de todos os atores. Comecemos a abrir espaço em meio a um cenário de perplexidades e incertezas em direção a uma indústria turística revigorada, renascida” concluiu.
Participaram a reunião os representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo - Fornatur, da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo - Anseditur, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas - ABEAR, do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas - Sindepat, da Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil , a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - ABBTur , a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC Brasil e da Associação Brasileira dos Guias de Turismo - ABGTUR.