Câmara dos Deputados comemora Dia Mundial do Turismo
Brasília, 29 de novembro. Por iniciativa da presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira, a Câmara dos Deputados comemorou, hoje, o Dia Mundial do Turismo. A sessão solene foi aberta pelo deputado Mauro Benevides, que representou o presidente da Câmara, Michel Temer. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, também esteve presente. Os segmentos organizados do setor foram representados pelo jornalista Claudio Magnavita, membro do Conselho Nacional do Turismo, e pelo secretário executivo do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Marcos Pompeu.
O tema da sessão foi "Turismo e Diversidade Biológica", o mesmo definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para marcar as comemorações do Dia Mundial do Turismo deste ano. A deputada Professora Raquel Teixeira, em seu discurso, afirmou que "a preocupação com a preservação da diversidade biológica assumiu um lugar de protagonismo na pauta mundial, à medida em que o homem comprometeu pantanais, savanas, selvas, desertos, recifes de corais, montanhas, mares e zonas polares".
Na avaliação da parlamentar, ao definir o tema "Turismo e Diversidade Biológica", a OMT, que é parte integrante da Organização das Nações Unidas (ONU), tomou uma medida mais do que adequada. "É imprescindível meditar sobre os impactos causados pela indústria mundial do turismo ao meio ambiente", observou a Professora Raquel Teixeira, "na medida em que a atividade é responsável por cerca de 5% das emissões de dióxido de carbono".
- Esse fenômeno gera inegáveis repercussões sociais, econômicas, ambientais e culturais em termos de perda de diversidade biológica, comprometendo os melhores objetivos de desenvolvimento do milênio e gerando três grandes perigos: desertificação, perda de biodiversidade e transformações indesejáveis do clima - ressaltou a deputada. Ela observou, também, que está prevista em 2020 a movimentação de mais de 1,5 bilhão de turistas internacionais no mundo, e que por isso é urgente tomar medidas para contornar o iminente risco de a diversidade biológica ser ainda mais afetada.
Raquel Teixeira lembrou que, atualmente, estão ameaçados ou em perigo de extinção 22% dos mamíferos, 31% dos anfíbios, 13,6% das aves e 27% dos recifes, e disse que "os impactos territoriais e a geração de resíduos poderão superar, em muito, a capacidade de absorção ou de eliminação por uma determinada área, zona ou região". Por isso, para ela é urgente focalizar a questão do turismo e da diversidade biológica com base no conceito de que o desenvolvimento sustentado é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de satisfazerem as delas.
Confira também:
Íntegra dos Discursos e Notas Taquigráficas da Sessão Solene
Vídeo na íntegra da Sessão Solene