Brasília lança novo projeto para tentar captar turistas

10/12/2008 06h05

Gerar novas demandas para o turismo, contribuir para a capacitação técnica e profissionalização do setor, mensurar e monitorar a qualidade dos serviços oferecidos e, ainda, aumentar as informações disponíveis no setor de turismo do Distrito Federal. Estes são alguns dos objetivos do projeto "Brasília de Braços Abertos", lançado semana passada no Brasília Palace Hotel.
O projeto reúne cinco roteiros turísticos para a região: Cívico, Jurídico, Arquitetônico, Rural e Cultural (Brasília em Athos). A formatação dos roteiros pretende consolidar a capital federal como destino para estudantes nacionais e internacionais. Segundo a diretora do Sebrae no DF, Maria Eulalia Franco, "Brasília tem uma demanda de estudantes universitários que vêm de todas as partes do Brasil conhecer a arquitetura e acompanhar audiências nos tribunais.
Mas esta visitação estava se realizando de forma desordenada". Ela explica que, desde março, o projeto "Brasília de Braços Abertos" e os cinco roteiros vêm sendo exaustivamente debatidos e validados com as principais entidades do trade.
Além disso, o Sebrae no DF e a Brasiliatur promoveram a capacitação de guias de turismo em cada um dos temas e entregarão às agências de viagem, especializadas no receptivo, kits completos sobre os roteiros, com banco de dados, rotas e atividades, entre outros. "Queremos contribuir para o desenvolvimento turístico local, na busca pela excelência dos produtos e serviços oferecidos, aumento da taxa de ocupação hoteleira, da permanência média do turista na cidade e, ainda, na melhoria da imagem da cidade", completa Eulalia.
O presidente da Brasiliatur e arquiteto urbanista Rôney Nemer ressalta o ineditismo dos roteiros desenvolvidos pela parceria entre Sebrae e Brasiliatur. Ele destaca os roteiros arquitetôni.co, jurídico e a contemplação às obras de Athos Bulcão. "Valorizar as obras de Athos Bulcão, que fez a parceria perfeita com a arquitetura de Niemeyer, é fascinante. Viajar pelo conjunto arquitetônico de Brasília é uma verdadeira aula a céu aberto. Apresentamos um trabalho inusitado, que proporciona a vivência integral no turismo arquitetônico", acrescenta o presidente.

Fonte: Diário de Turismo