Brasil reforça promoção turística na Inglaterra

Com a proximidade da Copa do Mundo, Embratur realiza mais uma edição do Goal To Brasil para promover produtos e destinos do País e gerar novos negócios
19/03/2014 18h55

A menos de 100 dias para a Copa do Mundo, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo Brasileiro) continua com sua agenda de ações promovendo o Brasil como destino turístico sede de grandes eventos. Acontece na próxima quarta-feira (19), mais uma edição do Goal To Brasil – Encontros Brasileiros. “Com a proximidade do mundial de futebol e o grande interesse por informações sobre o País, a Embratur segue com sua agenda de promoção nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil”, disse a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach. A Inglaterra ocupa a 11ª colocação entre os países que mais enviam visitantes para destinos brasileiros. Em 2012, foram 155.548 turistas.

O Goal To Brasil Londres começará com uma coletiva de imprensa, que deverá reunir os principais veículos de comunicação da Inglaterra. Em seguida, haverá um treinamento para aproximadamente 80 agentes de viagens do mercado, que receberão informações detalhadas sobre o Brasil. Amazonas, Minas Gerais e São Paulo terão destaque nesta edição, já que os estados serão sede de jogos com a seleção inglesa. “A procura por informações por estes destinos será maior e aproveitaremos a oportunidade para diversificar as opções de atrativos turísticos que os operadores ingleses poderão oferecer a seus clientes”, explica Holsbach. Ainda segundo a diretora, o workshop para os profissionais tem o objetivo de diversificar a oferta turística do Brasil.

O novo formato do Goal To Brasil também prevê a realização da Rodada de Negócios como uma forma da Embratur incentivar a venda de pacotes turísticos para o País. Para esta edição, nove empresas do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Mateiros (TO), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) realizarão encontros agendados com nove operadoras de turismo da Inglaterra. “Serão ao todo 81 encontros, com oportunidades reais de novos negócios”, detalhou a diretora.

A programação seguirá com a exposição dos estados brasileiros. Nesta edição, as cinco regiões do Brasil estarão representadas por 11 estados. “Este será o momento em que os agentes de viagens, que participaram do treinamento, poderão tirar suas dúvidas sobre os produtos e destinos de cada estado”, comentou Holsbach. O encerramento acontecerá às 19h com o “Vivências Brasileiras”, que reúne todos os profissionais ingleses que estiveram envolvidos com o evento durante todo o dia em uma degustação da gastronomia do Brasil, acompanhada por uma apresentação cultural.

Goal To Brasil gera milhões de reais em expectativa de negócios para o ano da Copa

O Goal to Brasil – Encontros Brasileiros fechou o segundo semestre de 2013, com balanço positivo e gerou boas expectativas para o turismo brasileiro. Apenas nas três últimas edições que aconteceram na Colômbia (setembro), em Los Angeles (outubro) e Amsterdam (novembro), o evento conseguiu obter, em média, R$ 8,6 milhões de reais em expectativa de transações, por meio do turismo, para este ano no Brasil. “Esse levantamento foi realizado somando a média dos valores obtidos em cada um desses eventos. Os números foram identificados a partir dos resultados das rodadas de negócios entre operadores brasileiros e estrangeiros”, explicou a diretora, Leila Holsbach.

Evento recebe prêmio internacional

A iniciativa ganhou, em 2013, o prêmio Stevie Awards, um dos mais cobiçados prêmios do mundo na área de comunicação. O projeto foi inscrito pela agência Máquina da Notícia, uma das executoras do projeto, e levou três categorias. O case de “Brading” garantiu o ouro no grande reconhecimento, a prata foi para o quesito “questões globais” e o bronze foi conquistado na premiação “eventos”.

Antes de criar um novo modelo para o evento, a Embratur promoveu ao longo de dez meses (julho de 2012 a maio de 2013), 14 encontros, em diferentes países, para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo Fifa 2014. O projeto formou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo ‘especialistas em Brasil’, e permitiu que 350 jornalistas, de 15 países, conhecessem detalhes dos preparativos do País para os grandes eventos esportivos.

Cada uma das 12 cidades-sede foi anfitriã das edições que aconteceram no Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.  

Fonte: Embratur