Brasil é o terceiro país que 'pior explora potencial turístico'
O Brasil é o terceiro país que pior explora seu potencial turístico, atrás apenas de China e Estados Unidos, segundo um índice compilado pela consultoria de imagem global Futurebrand.
De acordo com 50 especialistas do setor de turismo ouvidos durante a pesquisa, incluindo escritores, editores, analistas e hoteleiros em várias partes do mundo, o Brasil não se promove tão bem como poderia como destino turístico.
Entre os países que melhor "se vendem" estão Austrália, Cingapura e Espanha.
Este é o terceiro ano que a consultoria compila o "Country Brand Index", que mede a percepção dos países pelos viajantes e busca identificar quais destinos têm as melhores reputações em diversas categorias, como praia, família, beleza natural, vida noturna, negócios e compras.
O Brasil aparece apenas em uma categoria - a de melhor vida noturna - com o terceiro lugar. A primeira colocação ficou com a Espanha, seguida dos Estados Unidos.
Além dos especialistas do setor de viagens, o estudo ouviu 2,6 mil pessoas que viajam com freqüência e usou dados de pesquisas quantitativas internacionais.
Segundo o índice, o país que tem a "marca" mais forte internacionalmente, com ótima reputação entre os viajantes, é a Austrália, seguido de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Itália.
Os Estados Unidos merecem uma análise à parte no estudo por conta de sua posição paradoxal.
Apesar de serem reconhecidos como grande destino de turismo e negócios, e de ser o segundo país mais visitado do mundo depois da França, os Estados Unidos são considerados um país em declínio.
Os especialistas acreditam que "a falta de marketing da imagem do país, as políticas polêmicas e uma crescente dificuldade de entrada para os visitantes estão começando a cimentar uma imagem nada heróica".
A consultoria também identificou Croácia, China, Emirados Árabes Unidos, Cuba, Islândia e Rússia como países que devem se tornar grandes destinos turísticos nos próximos cinco anos.
"Muitos ainda pensam a marca como um simples logotipo ou uma identidade visual que muda a cada campanha publicitária. (...) Simplesmente anunciar suas ofertas ou gastar grandes somas de dinheiro em espaço na mídia não garante sucesso, especialmente num mercado saturado e competitivo", diz o documento da Futurebrand.
Segundo a empresa de relações públicas Weber Shandwick, que também participou da compilação do índice, o segredo do sucesso está em manter turistas satisfeitos.
"O visitante é ferramenta de marketing mais poderosa para a 'marca' de um país. Eles importam o destino, seus produtos e experiências diretamente para suas casas, escritórios e círculos sociais, com a mais importante voz de todas: o boca a boca", diz René Mack, a presidente da Wener Shandwick.
Fonte: O Globo On Line