Brasil é o 7º país que mais recebe eventos internacionais no mundo

20/05/2009 06h30

Estudo mostra que o País sediou 254 eventos internacionais em 2008

O Brasil subiu uma posição entre os países que mais recebem eventos internacionais no mundo e passou do oitavo para o sétimo lugar no ranking da ICCA  (International Congress and Convention Association). Em 2003, o Brasil ocupava a 19ª posição.
São Paulo é, pela segunda vez consecutiva, a cidade das Américas que mais recebe eventos internacionais, saltando da 23ª para a 12ª posição no ranking mundial. Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Campinas são as outras cidades brasileiras que figuram no ranking que computa as cidades que realizaram, no mínimo, cinco eventos internacionais em 2008.
A notícia é divulgada no momento em que acontece, em Florianópolis, o 9th Global Travel & Tourism Summit, encontro que reúne no Brasil as principais autoridades, públicas e privadas, do turismo mundial.
Primeiro país latino-americano a figurar entre os Top 10 do ranking da ICCA em 2006, o Brasil tem, desde então, consolidado a sua vocação para a realização de eventos internacionais, mantendo-se entre os dez maiores destinos mundiais em 2007 e 2008. “Este resultado mostra o avanço consistente do turismo brasileiro em todos os segmentos. Os eventos internacionais, especialmente, atraem um turista de alto poder aquisitivo, que gasta mais e acaba voltando ao Brasil, com sua família, a passeio”, observou o ministro do Turismo Luiz Barretto.
Ano passado, o Brasil realizou 254 eventos internacionais dentro dos critérios definidos pela ICCA (eventos itinerantes, com periodicidade fixa e no mínimo 50 participantes). Em 2007 este número foi de 209 eventos.
O estudo da ICCA mostra ainda forte tendência do Brasil à descentralização dos locais onde são realizados eventos internacionais: em 2003, 22 cidades brasileiras realizavam eventos internacionais dentro dos critérios da ICCA. Em 2008 este número saltou para 42 cidades diferentes.
“A disputa pelas posições no ranking da ICCA é acirrada, competimos sempre com países muito fortes no setor. Estar há três anos entre os dez países que mais recebem eventos internacionais do mundo é o resultado de um trabalho constante e profissional, feito pela Embratur e pelos convention bureaux de várias cidades do País”, observa Jeanine Pires, presidente da Embratur – órgão que conta com uma política específica de  apoio a captação de eventos internacionais para o Brasil.
Dinamização da economia
Por se tratar de um segmento ainda em estruturação, não existem estimativas oficiais de quanto o setor movimenta no mundo. Mas os dados preliminares de uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido da Embratur, mostram que o impacto econômico direto dos gastos realizados por participantes estrangeiros em apenas 14 eventos internacionais realizados no Brasil em 2008 foi de US$ 14.949.558,00.
A pesquisa mostra que o gasto médio do turista estrangeiro de eventos no Brasil é de US$ 314,70 - bem acima da média de gastos de turistas que vêm ao País a negócios, que é US$ 165,14, e o que vem a lazer (US$ 73,53).
Os principais gastos, de acordo com a pesquisa, foram em hospedagem (45,04%), alimentos e bebidas (13%), compras e presentes (11,95%), transporte (7,62%) e cultura e lazer: US$ 1.118.039 (7,48%).
Ranking da ICCA
Com critérios bem definidos, o ranking de realização de eventos internacionais é divulgado anualmente pela ICCA. O levantamento de 2008 foi o mais completo feito pela entidade até hoje: foi registrada a realização de 7.500 eventos, mil a mais do que em 2007. O ranking divulgado hoje é uma prévia do relatório completo que sai em julho.
De acordo com o Statistics Report 1998/2007 divulgado pela ICCA em 2008, os setores que mais realizam eventos internacionais no mundo são:
1) Medicina – 18,5%
2) Tecnologia – 14,1%
3) Ciências – 12,7%
4)Indústria – 7,4%
5) Educação – 5 %
Captação de eventos internacionais
A Embratur conta, desde 2003, com um programa de apoio à captação e promoção de eventos internacionais. O objetivo principal do programa é não só captar o evento para que se realize no Brasil, mas aproveitar a visita do turista de eventos para oferecer roteiros e serviços alternativos, de forma que ele permaneça alguns dias a mais no país.
Fonte: O Empreendedor