Brasil de Pelotas vence amistoso contra Botafogo do Rio de Janeiro

28/05/2009 06h10

Deputado Afonso Hamm recebe homenagem “Amigo Xavante”
A noite de terça-feira, dia 26 de maio, foi marcada pelo amistoso beneficente entre o Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas e o Botafogo do Rio de Janeiro. Esta partida, que ocorreu no estádio Bento Freitas de Pelotas, inaugurou o projeto “Estrela Solidária”, do Botafogo. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que foi atleta do clube e atualmente preside a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, foi o interlocutor para a concretização desse projeto.
O Brasil de Pelotas venceu com dois gols contra um para o botafogo. Este foi o último amistoso antes da estreia do time pelotense na Série C do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 31 de maio, contra a equipe do Marília de São Paulo. Laio marcou o gol do clube carioca e Kelson fez os dois gols do Brasil.
Homenagem
Hamm, que prestigiou o jogo, foi homenageado no centro do gramado do Bento Freitas. O deputado recebeu a placa “Amigo Xavante” das mãos do vice-presidente do Brasil de Pelotas, André Araujo. Esta homenagem também foi concedida ao presidente do Botafogo, Mauricio Assunção; ao presidente da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes; ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto e o diretor geral do Grupo Tholl, Ricardo Baquilli. A premiação foi concedida as pessoas que estão ajudando o Brasil de Pelotas após o acidente ocorrido em janeiro, com a equipe de jogadores e técnicos.
Antes da realização do jogo os torcedores presenciaram a apresentação no centro do gramado do Grupo de Artes Circenses "Tholl". O evento também contou com a apresentação da banda do 9º batalhão do Exército de Pelotas.
A partida teve como atração principal o jogador Tulio Maravilha, que após nove anos vestiu a camisa do Botafogo novamente e esta em busca do seu milésimo gol como profissional de futebol.
O projeto “Estrela Solidária” envolve o empréstimo de jogadores, troca de informações relacionadas à gestão do clube e busca de patrocínios para os clubes. “O início do projeto no Brasil de Pelotas demonstrou uma atitude solidária e inovadora e que muito contribuirá com a função social do futebol brasileiro”, observa Afonso Hamm, que saiu satisfeito com a realização do evento e com a participação da torcida Xavante.

Fonte: Márcia Marinho - Jornalista