Brasil conta com legados do Pan para se fortalecer na disputa de 2016
Ao contrário das outras tentativas para sediar as Olimpíadas, o Rio de Janeiro está entre as favoritas para os Jogos de 2016. O Brasil recebeu apoio dos países da Organización Deportiva Sudamericana (Odesur), graças a boa realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
A primeira vez que o Rio foi cidade aspirante à sede de uma Olimpíada foi em 1997 para os Jogos de 2004. O país também postulou a competição de 2012. O Comitê Olímpico Internacional (COI) eliminou o Rio da disputa por causa da falta de segurança e de problemas de infra-estrutura.
O Brasil ganhou força na disputa com a realização do Pan. A cidade demonstrou capacidade para realizar competições em nível mundial e agora conta com legados de infra-estrutura esportiva de última geração.
Além do Rio, as cidades que disputam a realização dos Jogos de 2016 são: Tóquio (Japão), Madri (Espanha), Chicago (EUA), Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão). Se o Rio passar para da fase de candidatura, será a primeira vez que uma cidade brasileira fica entre as finalistas.
Serão escolhidas quatro ou cinco cidades finalistas que serão candidatas. As favoritas na seleção são: Tóquio, Madri e Chicago.
Os jogos Olímpicos já passaram duas vezes pela Europa (Atenas-2004 e Londres 2012) e outras duas pela Ásia/Oceania (Sydney-2000 e Pequim-2008). Nessa perspectiva, o COI estaria inclinado a indicar o continente americano para 2016. A briga, assim, seria Rio x Chicago. Os EUA foram sede em 1996, em Atlanta. Após a etapa de corte que acontecerá na próxima quarta-feira (04/06), a vencedora será anunciada no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
Fonte: Ascom - Ministério do Esporte