Brasil bate recorde na delegação feminina que vai aos Jogos-2008
A Fina (Federação Internacional de Natação) confirmou nesta terça-feira a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim das equipes brasileiras nos revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley feminino, com base nos rankings da entidade.
Com isso, o Brasil vai levar para a China a maior delegação feminina de sua história olímpica. Até o momento, o país já tem classificadas para a próxima Olimpíada 127 mulheres. O recorde anterior era de 122, batido em Atenas-2004.
"A cada edição de Jogos Olímpicos observamos que o esporte olímpico brasileiro está se desenvolvendo em todos os níveis, de maneira uniforme. Já havíamos quebrado o recorde do número total de atletas e de modalidades classificadas para os Jogos. Esse recorde da participação feminina confirma a evolução qualitativa do esporte brasileiro", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Buscando a classificação para Pequim, as equipes brasileiras de revezamento fizeram tomadas de tempo durante o Troféu Maria Lenk, última seletiva para a Olimpíada, em maio.
O revezamento 4 x 100 m livre, que será formado em Pequim por Tatiana Lemos, Flávia Delaroli, Monique Ferreira e Michelle Lenhardt, obteve o tempo de 3min43s88, enquanto o 4 x 100 m medley (Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Gabriella Silva e Tatiana Lemos) marcou 4min04s88.
Na ocasião, a equipe feminina brasileira também tentou a classificação para o revezamento 4 x 200 m livre, mas o tempo de 8min13s01 não foi suficiente para dar a vaga ao país.
Fonte: Folha Online