BH sedia Encontro de Negócios Turísticos

08/02/2007 23h00

Vinte operadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo se reuniram na terça-feira (6), em Belo Horizonte, com cerca de 60 prestadores de serviços, entre agentes de receptivo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, locadoras de automóveis e parques temáticos, em mais uma rodada do Encontro de Negócios Turísticos. O evento foi promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Os resultados foram além do esperado, segundo Rui Felipe, da Secretaria de Estado do Turismo de Minas. “Todos os operadores ficaram muito satisfeitos e assumiram o compromisso de colocar os roteiros de Minas Gerais em suas carteiras de destinos turísticos”, afirmou. “Foi o encontro mais produtivo entre todos aqueles que realizamos até o momento”.

A diretora de Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos nos 87 roteiros selecionados pelo Ministério do Turismo. Segundo ela, o incremento dos investimentos em infra-estrutura, promoção e qualificação será prioridade do MTur durante os próximos quatro anos. “Vamos investir com qualidade, para que destinos consagrados possam receber cada vez mais turistas”, afirmou.

O encontro de Belo Horizonte foi o segundo de uma série que começou em Porto Alegre e terá continuidade nesta sexta-feira (9/2), em Recife, seguindo depois para Manaus e Brasília. Nesta fase, o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil – contempla as macrorregiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Anteriormente, foram realizados os Encontros de Qualificação e de Negócios Turísticos em 52 regiões, com objetivo de preparar os agentes e atores envolvidos com a prestação de serviços no turismo; as Jornadas de Segmentação (27 encontros em todo o país com foco no processo de segmentação da oferta turística); e as Vivências Brasil (seis visitas técnicas de benchmarking em destinos nacionais).

Além de apoiar o processo de comercialização dos prestadores de serviços dos 87 roteiros, o Encontro de Negócios Turísticos tem o objetivo de preparar os agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva para atuar no mercado com o foco na realização de negócios.

Minas Gerais - Entre as ações de desenvolvimento de roteiros previstas para Minas Gerais está a construção de um teleférico entre a praça das Águas, no Parque das Mangabeiras, e o pico Belo Horizonte, na Serra do Curral, na capital mineira, com uma estação intermediária. Serão executadas obras de infra-estrutura no paredão da Serra do Curral para implantação de trilhas, mirantes, guaritas, sistema de proteção e monitoramento da mata. O conjunto da obra está orçado em R$ 1,8 milhão.

O plano estipula ainda a construção de um centro de convenções no Complexo Turístico da Praça da Estação, com estacionamento coberto, a recuperação do casario histórico do Bairro Floresta e a criação de um Centro Turístico e Cultural no Bairro de Santa Tereza. O maior volume de recursos deverá beneficiar o “Caminhos da Canastra”, que congrega os municípios de Araxá, Tapira, Sacramento (Desemboque) e São Roque de Minas. São diversas obras de infra-estrutura, como a pavimentação da BR–146, no trecho de Tapira a São João Batista do Glória, num total de 180 km.

Também está prevista a criação de trecho de ferrovia para tráfego de trem turístico para passageiros entre Araxá e o distrito de Itaipu, projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. As estações ferroviárias do Roteiro Caminhos da Canastra, entre elas as de Cipó e Jaguará, passarão por reformas. Os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra – municípios com área no Parque Nacional (Sacramento, São Roque de Minas, Tapira, São João Batista do Glória e Delfinópolis) – serão estruturados. Um dos destaques é o mirante na Cachoeira Casca D’Anta, primeira queda do Rio São Francisco, com 186 metros de altura.

O roteiro Serra do Cipó a Diamantes – Montanhas, Flores e Cachoeiras da Estrada Real – envolve os municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, Serro, Diamantina e Conceição do Mato Dentro – receberá uma série de investimentos em infra-estrutura. Está prevista a construção de portais com Centro de Informações Turísticas e de pórticos nas principais vias de acesso ao roteiro. Entre elas está a rodovia MG-10, na altura do rio das Velhas (Jaboticatubas). Programado também o asfaltamento das principais vias de acesso aos atrativos turísticos. Finalmente, o MTur tem como meta construir centros de eventos e convenções regionais no distrito da Serra do Cipó e em Diamantina, aproveitando a infra-estrutura hoteleira já implantada. Hoje, a Serra do Cipó conta com 2.000 leitos e Diamantina conta com 1.500 leitos.

Fonte: Ministério do Turismo www.turismo.gov.br