Belém abre as portas da Região Norte para a Tocha do Pan nesta quarta
Belém é a primeira capital do Norte brasileiro e a vigésima primeira cidade do país a receber a Tocha Pan-americana, que chega ao Aeroporto Internacional nesta quarta-feira, dia 20, às 6h15. Além de Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco e Porto Velho recebem o revezamento, que se encerra na abertura do Pan no próximo dia 13 de julho. A capital paraense representará a Colômbia.
O revezamento promete mobilizar a população de Belém, que está animada com o desempenho dos atletas do estado. Até agora, 14 devem disputar o Pan: Iuri Estevão, na luta greco-romana, Larissa França, no vôlei de praia, e os boxeadores Mike Carvalho, David Silva, James Dean, Rafael Lima, Julião Neto, Gláucio Abreu e Robson Fonseca. Fazem parte da seleção brasileira permanente nas suas modalidades as gêmeas Gabriella e Daniella Figueiredo, no nado sincronizado, Yuka Solano, na ginástica rítmica, Josiane Lima, no taekwondô, e Danilo Pimentel, no triatlo.
A Tocha desembarca nas mãos do paraense Agberto Guimarães, duas medalhas de ouro e uma de prata no atletismo do Pan-americano de Caracas (83) e quarto lugar nos 800m na Olimpíada de Moscou (80) . O embaixador do Comitê Olímpico Brasileiro levará a Tocha até o estádio do Mangueirão, ponto de partida do revezamento, previsto para começar às 8h30.
Antes de ser entregue à primeira condutora, Darlene Cristina Serrão, aluna do projeto Papo Cabeça, do governo estadual, a Tocha será acesa pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, e pela governadora Ana Júlia Carepa.
Oitenta condutores levarão a Tocha por importantes ruas e avenidas da cidade, totalizando 32 quilômetros. Por volta de 11h30 a Tocha faz pequena parada no centro histórico, onde acontece uma solenidade oficial. Às 13 horas, a jogadora da Seleção Paraense de Vôlei Nayane Alves encerra o revezamento na Praça da República. Após a cerimônia de acendimento da Pira do Pan, haverá show artístico com a cantora Gaby Amarantos, o grupo de Carimbó Pinduca e a Banda Sayonara, além de uma atração surpresa.
Presidentes de clubes e crianças de programas sociais conduzem Tocha
Os presidentes do Clube do Remo, Raimundo Ribeiro Filho, do Paysandu Sport Club, Ricardo Rezende, e da Tuna Luso Brasileira, Marcus Moraes Lima, vão conduzir a Tocha do Pan no revezamento. Além deles também estão relacionados o piloto Marcos Moraes Guerreiros, campeão sul-americano de Fórmula 3, a paraatleta Maildes de Jesus e o índio da tribo Teko-Haw Alberto Leal Tembé.
Dez condutores fazem parte de programas sociais dos governos federal e estadual na área esportiva, como o Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e o projeto Papo Cabeça, do governo estadual, que conta com apoio da Caixa Econômica Federal. Ambos oferecem práticas esportivas e lúdicas para crianças e jovens entre sete e 17 anos.
Estas são as ruas por onde a Tocha vai passar: Avenida Almirante Barroso, Travessa Lamas Valentina, Rua Bernal do Couto, Travessa Generalíssimo Deodoro, Rua Antônio Barreto, Avenida Doca de Souza Franco, Marechal Hermes, Boulevard Castilho França, Avenida Portugal, Praça Frei Caetano Brandão, Rua Dr. Assis, Avenida Tamandaré, Avenida 16 de Novembro, Rua dos Tamoios, Avenida Serzedelo Corrêa, Rua dos Timbiras, Avenida Roberto Camilier, Avenida Bernardo Sayão, Avenida José Bonifácio, Conselheiro Furtado, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nazaré, Avenida Magalhães Barata, Avenida Governador José Malcher, Avenida Assis de Vasconcelos, Rua Municipalidade, Avenida Presidente Vargas e Praça da República.
Guias cívicos
Um grupo de 10 guias cívicos, jovens carentes de comunidades cariocas formados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), chegou nesta terça e fica até quinta-feira percorrendo as ruas para distribuir material com informações sobre a Tocha e o Pan 2007. Durante o Pan e o Parapan estes jovens atuarão como voluntários em locais turísticos e áreas de grande circulação para prestar orientações a respeito dos Jogos e sobre temas como preservação do patrimônio público e meio ambiente, entre outros.
Fonte: Ministério do Esporte / Secretaria-Executiva do Comitê de Gestão do Governo Federal para os Jogos Rio 2007 (Sepan)