Audiência Pública na CTD debate questão de vôos nos Jogos Pan e Parapan-americanos 2007

17/05/2007 15h35

Em audiência pública presidida pelo vice-presidente da CTD, deputado Brizola Neto (PDT/RJ) realizada hoje (17/05) pela Comissão de Turismo e Desporto, a pedido do deputado Valadares Filho (PSB/SE), representantes da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC, do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas-SNEA, da Secretaria Executiva do Comitê de Gestão das Ações Governamentais do Pan e Parapan 2007 e do COB, debateram a questão do transporte aéreo durante o evento, que vai ser realizar nos mês de julho no Rio de Janeiro. Eles garantiram que o transporte áereo das delegações e equipamentos do Pan será feito de forma planejada e dentro das normas previstas.

O diretor-presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, explicou que embora a agência seja responsável pelas regras de segurança aeroportuária, quem as executa de fato é a Infraero, Polícia Federal e a Receita Federal. Ele reafirmou que a realização dos jogos não vai alterar as rotinas hoje existentes, mas será dada ênfase na facilitação da recepção das delegações, nas ações de segurança e na prestação de serviços aéreos, especialmente no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por onde desembarcarão a maioria das delegações. Ele acrescentou que todas estas áreas terão reforço de pessoal.

José Márcio Mollo, diretor-presidente do SNEA, disse que as companhias aéreas vão adotar providências com o objetivo de oferecer o melhor atendimento possível às 42 delegações e quase seis mil atletas e dirigentes. Ele informou que no planejamento estão previstos aumento do efetivo nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, funcionários bilingues, postos de atendimento para facilitar check-in e despacho de bagagens e disponibilização de tripulações e aeronaves para atender situações de emergência. De acordo com Mollo, todos os funcionários das companhias estão treinados para atendimento de passageiros portadores de necessidades especiais e também para o aumento do fluxo de pessoas para embarque e desembarque. "O serviço de segurança das companhias aéreas será reforçado nos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Santos Dumont", disse.

Ricardo Trade, representante do COB, informou que até o momento apenas 6 países confimaram o número de pessoas e os horários de vôos o que dificulta o planejamento. Ele explicou que a falta de confirmação dos países se deve ao fato de as eliminatórias para os jogos só se encerrarem no final do mês.Ele observou, no entanto, que o COB está tranquilo e confiante no sucesso da logistica do evento, "uma vez que todos os entes envolvidos estão integrados e trabalhando por um mesmo objetivo".

A Assessora Especial da Secretaria Executiva do Pan, Gabriela Santoro, tranquilizou os deputados afirmando que o planejamento vem sendo discutido há muito tempo e "está em conformidade com as regras desportivas internacionais". Ela disse estar confiante de que com a realização dos jogos Pan 2007 o Brasil vai acumular uma "expertise" para se credenciar para outros eventos de igual magnitude.

 

Cristina Bravo (cristina.bravo@camara.gov.br)

Assessora de Imprensa da CTD