Arthur Lira e deputados discutem a retomada do turismo

31/08/2021 18h44

Danielle Soares

Arthur Lira e deputados discutem a retomada do turismo

Membros da Comissão de Turismo em reunião com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira

Acompanhado de integrantes da comissão de Turismo, o presidente do colegiado, deputado Bacelar (Podemos/BA), se reuniu na manhã desta terça-feira (31), em Brasília, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). Também participaram os deputados Bibo Nunes (PSL/RS), Felipe Carreras (PSB/PE), Herculano Passos (PSD/SP), Leur Lomanto Júnior (DEM/BA) e Vermelho (PSD/PR).

O encontro teve como objetivo discutir a agenda de prioridades da comissão, identificar pautas comuns e traçar metas e estratégias para aprovação de medidas legislativas que favoreçam a retomada do turismo brasileiro.

Durante a conversa, os parlamentares destacaram a importância da atualização do Fundo Geral do Turismo, que são as linhas de financiamento destinadas a empreendedores da cadeia produtiva do turismo local; a necessidade de garantir um orçamento maior para o ministério do Turismo e a criação de uma fonte de receitas para a Embratur.

Outro assunto que também ganhou destaque foi a criação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil (PL 442/91). O projeto aguarda a votação em Plenário e foi apontado como algo essencial por Bacelar para o país neste momento.Ele ressaltou que o Brasil perdeu R$ 376,6 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no país, em março de 2020, até maio deste ano. Outro dado alarmante apontado pelo presidente da comissão foi a redução dos postos de trabalho formais, além de 59% no faturamento e de 58% na economia criativa.

Para ele, a atividade turística é uma das mais relevantes para a economia e geração de emprego e renda. “Para se ter uma ideia, no Brasil, o turismo participa com 10% do PIB e gera 9% dos empregos formais deste país. Esse setor tão importante para a nossa economia foi o mais atingido pelas consequências da pandemia”.

Segundo Bacelar, Arthur Lira reconheceu a necessidade de o governo federal investir mais no setor e se comprometeu em agilizar as pautas de interesse do trade turístico. “O encontro foi extremamente positivo. Temos um presidente sensato, que ressaltou a importância das políticas públicas de fomento ao turismo e incentivou a continuidade dos trabalhos da comissão. Temos um grande aliado.” avaliou.