Aposta no mercado interno deve manter otimismo no setor

18/03/2009 07h15

Ao analisar a atual conjuntura do turismo no Brasil, o ministro Luiz Barretto disse em palestra na capital paulista que a crise pode ser vencida com a força do turismo doméstico
São Paulo (17/03) – Após o turismo nacional experimentar um verão repleto de números otimistas, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que em 2009 o mercado interno será o principal eixo de trabalho do Ministério do Turismo para rebater os impactos do cenário macroeconômico no setor. “Como apostamos desde o ano passado, o mercado interno é a grande possibilidade de superarmos essa crise. Aí entra o papel da nova classe média do país: são quase 100 milhões de brasileiros participando do mercado de consumo. Vamos aproveitar essa janela e investir em promoção e divulgação dos destinos do Brasil para aquecer esse mercado”, afirmou Barretto na abertura das atividades do sétimo Fórum Panrotas, que se estende até amanhã (18/03), em São Paulo (SP).
De acordo com Barretto, o turismo brasileiro passará por um ano em que terá de aprender a conviver e se adaptar à imprevisibilidade das projeções. “Mas o brasileiro tem jogo de cintura e o Brasil, de modo geral, já enfrentou vários períodos críticos em um passado recente e sempre conseguiu se reerguer. E desta vez estamos mais bem preparados para as adversidades financeiras. Para nós, do turismo, a crise significa um trabalho reforçado, que é o que já estamos fazendo”, enfatizou. Para Guillermo Alcorta, presidente do Panrotas, o assunto crise é inevitável, mas a cadeia produtiva do setor mantém o “estado de ânimo e de espírito necessários para lidar com momentos delicados como o atual”.
Para estimular o setor no Brasil, uma das estratégias elaboradas pelo ministério será a veiculação de campanhas de promoção, marketing e divulgação dos destinos brasileiros. A iniciativa deve contribuir para aumentar o fluxo do turismo interno durante nove feriados prolongados em 2009. “Neste ano nós temos a crise, mas também temos uma arma poderosa para combatê-la: os feriados nacionais, que irão contribuir com a nossa meta”, resumiu Barretto. A primeira campanha entra no ar no mês de abril.
COPA SEM CRISE
Apesar da cautela com o futuro, o ministro assegurou que a crise não vai prejudicar o planejamento do governo federal para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Após o anúncio das 12 cidades-sede pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), no dia 30 de maio, o Ministério do Turismo anunciará um pacote de projetos que contemplam áreas como qualificação, infraestrutura, mobilidade urbana e promoção turística nas capitais escolhidas para sediar o evento. “A Copa é a maior chance do século para promover o Brasil. Nosso trabalho de planejamento está fervendo. Queremos ver o Brasil campeão dentro e fora de campo”, afirmou Barretto.

Fonte: Ministério do Turismo