ALBANO REPERCUTE FÓRUM DE TURISMO EM SE

08/12/2008 13h25

A convicção de que o turismo é um dos caminhos alternativos para que sejam superados e amenizados no Brasil os efeitos da crise internacional foi o que, segundo presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Albano Franco, uniu no Fórum de Turismo realizado em Sergipe, parlamentares, especialistas, gestores governamentais, empresários, trabalhadores, estudantes e jornalistas especializados em turismo e economia.

A afirmação foi em pronunciamento na sessão desta quinta-feira, 04, da Câmara, quando o parlamentar fez balanço do evento que aconteceu na última segunda-feira, na Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Para ele, os objetivos foram plenamente atingidos ao promover profunda reflexão sobre o desenvolvimento do turismo no Brasil, dentro de uma perspectiva de enfrentamento dos efeitos da crise financeira mundial e de construir uma referência de futuro, sintonizando todos os esforços necessários para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Ao destacar o tema central do Fórum: “O turismo respondendo aos desafios da crise internacional”, Albano ressaltou que convivemos hoje com o fantasma uma “séria recessão” causada pelo que considera a mais grave crise financeira dessa nova era global. Nesse sentido, ele focalizou o painel coordenado pela presidente da Embratur, Jeanine Pires e pela professora Maria de Lourdes Mollo, da UNB, que acrescentaram informações importantes para a reflexão de todos sobre os riscos e as oportunidades do momento.

A presença no Fórum do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, consolidou a importância para todos os envolvidos com o turismo de que a Copa do Mundo de 2014, “certamente se constituirá em desafio definitivo para o setor e para o sucesso do desenvolvimento do turismo nacional”. A exposição do ministro Luiz Barreto, do Turismo, apresentando os planos de Ministério para 2009, foi, para o presidente da Comissão de Turismo, “uma injeção de ânimo e esperança para os líderes do turismo nacional”.

Albano destacou e agradeceu a contribuição dos senadores Antônio Carlos Valadares e Aldemir Santana, da Comissão de Desenvolvimento Regional e do Turismo do Senado; dos deputados membros da comissão da Câmara, Lídice da Mata, Valadares Filho, Arnon Bezerra, Edinho Béz e Jurandil Juarez. Ele agradeceu também a presença de empresários, dirigentes governamentais, especialistas, jornalistas e estudantes de turismo, assim como, ao governador de Sergipe, Marcelo Déda pela “indispensável e fecunda participação”, o mesmo em relação ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Finalizando sua prestação de contas sobre o Fórum Legislativo para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Brasileiro, o deputado Albano Franco registrou sua satisfação como Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, “de ter podido dar a nossa contribuição para que o Brasil possa aproveitar-se das oportunidades”. O Fórum foi uma realização conjunta das duas comissões temáticas da Câmara e do Senado e teve o apoio do Governo de Sergipe.

Fonte: Plenário A Notícia Agora