Ainda em obras, Vila do Pan é inaugurada

03/07/2007 16h45

Zona Internacional, que terá stands e lojas, ainda está sem energia.
Vias locais ainda não estão concluídas.
Dório Victor

Em meio a operários e materiais de construção, o prefeito do Rio, César Maia, inaugurou na manhã desta terça-feira (3) a Vila do Pan, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Enquanto o prefeito visitava os prédios que receberão os atletas e membro das delegações que participarão dos Jogos Pan-Americanos, que começam no próximo dia 13, os trabalhadores não pararam os serviços das inúmeras obras que ainda precisam ser concluídas antes do início do evento.

"As obras estão em fase de finalização. São apenas pequenos reparos, coisas ínfimas. Mas toda a estrutura está pronta. Os prédios estão totalmente preparados para receber os atletas. O problema vai ser quando acabar os jogos, porque eles não vão querer sair dos apartamentos", brincou o prefeito.

Apagão na Zona Internacional
Brincadeiras à parte, os primeiros atletas que chegarão à vila, o que está previsto para quarta-feira (4), encontrarão a Zona Internacional da vila - onde haverá agências de viagens, lojas, lanchonetes e bancos - ainda em fase de arremate das obras. O local também não dispõe de energia elétrica.
De acordo com o prefeito da Vila do Pan, Paulo Laranjeiras, o motivo do 'apagão' no Pan foi uma sobrecarga de energia. Ele acrescentou que foi construída uma subestação para fornecer eletricidade na área, que deverá estar funcionando nos próximos dias.
A assessoria do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (CO-Rio) não soube confirmar se foram instalados pontos de telefone e internet no local.
Os primeiros visitantes também não contarão com toda a segurança que será oferecida durante os Jogos Pan-Americanos. Embora agentes da Força Nacional de Segurança estejam presentes em todos os pontos da Vila, os aparelhos de raio-X e detectores de metais, que impedirão a entrada de armas e outros objetos que possam oferecer riscos aos visitantes, ainda não haviam sido instalados.

Vias em fase de conclusão
Duas vias internas da Vila do Pan estão em fase de conclusão de obras, segundo informou o prefeito César Maia, durante coletiva concedida após a sua visita aos edifícios.
A Via 5, que passou por uma interdição recentemente, está em obras, precisando ainda de limpeza e manutenção. A Via Canal precisa ser pavimentada, etapa que deverá ser realizada até o próximo domingo (8), segundo informou César Maia.
Apartamentos estão prontos
Mesmo com muitas obras a serem concluídas, a Vila do Pan está pronta para receber os atletas e dirigentes das delegações, segundo explicou o secretário-geral do Co-Rio, Carlos Alberto Osório. As obras de construção e infra-estrutura dos 17 edifícios já estão finalizadas, garantiu Osório.
"Todos já estão mobiliados, com fornecimento de água e luz. Como o próprio prefeito disse, será difícil os atletas quererem sair daqui depois que acabar o evento", disse.
Chefes e membros de delegações, como dos EUA, Cuba, Argentina, Venezuela, Canadá e Colômbia chegaram ao Rio de Janeiro na semana passada, mas estão hospedados em hotéis da cidade. A assessoria de imprensa informou que foi uma decisão particular de cada dirigente.

Atletas brasileiros serão os primeiros a chegar
Os primeiros atletas a chegar na Vila do Pan são das equipes de ginástica artística e de saltos ornamentais do Brasil, e de tae kwon do e tiro esportivo de Trinidad e Tobago, informou o Co-Rio.
As equipes do Brasil ficarão hospedadas nos edifícios 15, 16 e parte do 17. Nesta terça-feira, membros da delegação brasileira e de outros países começaram a chegar à Vila do Pan.

Fonte: O Globo