Afonso Hamm participa do evento que apresentou os resultados do estudo de competitividade dos 65 destinos turísticos
O Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou na noite de terça-feira, dia 8 de dezembro, os resultados do Estudo de Competitividade 2009 dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Comissão de Turismo e Desporto (CTD), participou da solenidade realizada no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, em Brasília.
O evento contou com a presença de diversos municípios, entre eles, alguns do Rio Grande do Sul.
O diagnóstico, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avalia a evolução das capitais e municípios turísticos em quesitos como infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, políticas públicas e sustentabilidade a partir de comparação com o relatório de 2008.
Na oportunidade, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, informou que objetivo deste estudo foi realizar um diagnóstico detalhado da realidade dos destinos indutores avaliados. A ideia é permitir que os municípios possam oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.
Afonso Hamm destaca que o estudo apontou que os municípios estão mais bem estruturados para receber turistas no país. "O diagnóstico é importante instrumento de planejamento e acompanhamento das ações. O documento revela o desenvolvimento e evolução do turismo nos municípios, que nos próximos anos terão como grande foco a Copa do Mundo de 2014 e outros eventos que apresentarão as potencialidades brasileiras", assinala Hamm ao enfatizar que esse crescimento oportunizará na geração de mais empregos e renda no país.
Durante o evento foram anunciados os melhores indicadores de competitividade turística do Brasil. Hamm observa que entre os municípios destacam-se dois do Rio Grande do Sul – Gramado, que tem como prefeito Nestor Tissot e Bento Gonçalves – prefeito Roberto Lunelli. Eles estavam presentes no evento. A região sul também foi destacada com os municípios Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Balneário Camboriú (SC). "É um orgulho para a região sul ser apontada entre os melhores indicadores", assinala.
O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, informou que o ministério disponibilizará a cada cidade uma ferramenta de acompanhamento online de sua evolução. A ferramenta disponibilizará uma lista de fontes de financiamento do governo federal e o passo a passo para conseguir os recursos, quando identificado um problema no desenvolvimento do turismo em determinado destino.
Mais Informações
COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO / Gabinete do deputado AFONSO HAMM
Telefones (61) 32166830 / 32155467
Jornalista e Chefe de Gabinete - Márcia Godinho Marinho