Aeroportos brasileiros estarão aptos para a Copa de 2014
Acompanhado do Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys e do Diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, o ministro Wagner Bittencourt detalhou como as obras estão sendo feitas e destacou o aporte de recursos que cada uma está recebendo e descartou qualquer atraso no cronograma das mesmas, garantindo que o Brasil terá aeroportos mais modernos e mais seguros até 2014 e com capacidade para atender a demanda no período da Copa do Mundo.
Bittencourt destacou os investimentos feitos na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero que até agora já permitiu a construção de mais 10,5 mil metros de pista, 380 mil metros quadrados de pátio, 289 mil metros quadrados de terminais de passageiros atendendo e aumentando a capacidade em 95 milhões de passageiros/ano.
O ministro lembrou que o PAC 2 contempla 57 ações nos aeroportos, sendo três deles em sedes da Copa e nove em outras cidades. Desse total, 15 ações já foram concluídas, 25 estão em andamento, 3 passam por licitação e 14 estão em fase preparatória.
Por sua vez o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, lembrou que há investimentos, inclusive, além do previsto, como vêm sendo feitos por algumas concessionárias que vêm ampliando as obras previstas no contrato de concessão de forma a atender o público da Copa do Mundo de 2014 e, por consequência, o público dos jogos olímpicos de 2016. Citou o exemplo do terminal aeroportuário de Guarulhos, em São Paulo, que terá capacidade de 12 milhões de passageiros, 5 milhões a mais do que o previsto no contrato. "Por outro lado, em Campinas, a capacidade aumenta de 5,5 milhões para 14 milhões de passageiros e, em Brasília, de 2 milhões para 8 milhões de passageiros ao ano", observou.
Ao falar sobre as obras no aeroporto de Salvador o ministro disse que a construção da torre de controle iniciada em junho será concluída até dezembro de 2013.
Segundo o ministro houve um crescimento de 9% até julho de 2012 e uma grande baixa no preço da tarifa média que caiu de R$ 540,00 para R$ 265,00 no período de 2002 a 2012, o que mostra claramente que, no Brasil, a aviação civil virou transporte de massa, tendo em vista as facilidades tarifárias existentes. Ele disse ainda que a aviação civil brasileira vem registrando crescimento intenso: média de 12,3% ao ano entre 2003 e 2011; e 16% entre 2010 e 2011. "Hoje o avião não é mais um transporte de elite e as pessoas já o utilizam mais do que os ônibus em suas viagens", afirmou. Em 2011, 180 milhões de brasileiros fizeram viagens aéreas.
O
utro ponto ressaltado pelo Ministro Wagner Bittencourt diz respeito aos acidentes com fatalidade que em 2007 tinha um índice de 1,5 para um Milhão e hoje está próximo à meta da ANAC que é de 0,46 por milhão, o que mostra que a aviação civil é segura no Brasil.
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara (CTD), deputado José Rocha (PR) disse que a comissão vai acompanhar as obras dos aeroportos nas 12 cidades-sede da Copa preocupada em evitar atrasos nas obras de reforma, ampliação e modernização. O deputado alertou para a importância da conclusão das obras dentro do prazo ao presidir a audiência pública.
José Rocha destacou que a CTD tem realizado inúmeras reuniões de audiência pública e outras ações como Fóruns, seminários, etc., com os principais segmentos públicos e privados envolvidos com os preparativos da Copa e dos Jogos Olímpicos e o interesse da comissão nessa temática se justifica na medida em que a realização desse grandioso evento envolve diversos aspectos afetos à política urbana, notadamente no que concerne à mobilidade e acessibilidade dos participantes e do público pelas cidades-sede e pelos locais das competições; à infraestrutura urbana necessária à adaptação e/ou readaptação, das cidades que sediarão jogos, às exigências da FIFA; à destinação a ser dada, após a competição, aos equipamentos públicos que serão construídos, reformados ou modernizados; e às questões referentes ao fluxo aeroportuário no período da competição, de sorte a garantir a adequada mobilidade dos usuários de transporte aéreo.
O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) discordou das colocações dos convidados, apontando a situação do Aeroporto do galeão no Rio de Janeiro, o qual destacou como um exemplo claro de que a gestão pública estatal é lenta e ineficaz, conforme pode constatar in loco durante visita que fez ao Aeroporto.
O deputado Jonas Donizete agradeceu o Ministro Wagner Bittencourt pelo início das obras no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, destacando que se mantida a disposição inicial, com certeza, elas estarão prontas para a Copa do Mundo de 2014.
O deputado Afonso Hamm (PPRS) pediu atenção especial do Ministro Wagner Bittencourt para o aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, notadamente a questão da pista que é um problema que já se arrasta há mais de sete anos.
Por sua vez, o deputado João Arruda (PMDB-PR), ao propor uma discussão permanente para ajudar o executivo a solucionar o problema dos aeroportos brasileiros, pediu apoio da Secretaria de Aviação Civil para mudar o nome do aeroporto internacional de Curitiba que, conforme, alertou, não fica em Curitiba, mas na cidade de São José dos Pinhais. Ele pediu ao Ministro Wagner Bittencourt que o mesmo seja denominado Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais.
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Luiz Paulo Pieri
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