Aeronaves para segurança do Pan são entregues no Rio
Secretário nacional de Segurança Pública e ministro da Justiça iriam receber avião e helicóptero; secretário afirmou que militares não participarão da segurança
RIO - Após afirmar que não vai precisar das Forças Armadas para auxiliar na segurança dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, recebeu na manhã desta quarta-feira, 9, cinco aeronaves que serão usadas na segurança do evento.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, também deveria participar da solenidade, que também vai inaugurar a base aeropolicial de Jacarepaguá, onde funcionará a coordenação das operações aéreas dos jogos.
Tarso iria receber dois helicópteros multimissão, que serão utilizados na observação, patrulhamento e operação; dois helicópteros para instruções de patrulhamento e um avião motoplanador para monitoramento das vias de acesso e do entorno da cidade.
Corrêa avisou, na segunda-feira, 7, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e comandantes militares que não precisará das tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para policiar o Rio durante os jogos. O comunicado causou estranheza entre os militares, já que o governo federal tinha recebido, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), o pedido formal para que as tropas federais ocupassem a cidade, em vários pontos, pelo período de um ano, no mínimo.
O objetivo era o de restaurar a sensação de segurança. Mas Correa, dispensando as tropas federais, pretende fortalecer a Força Nacional de Segurança Pública, criada pelo governo Lula em agosto de 2004, alvo de críticas por não ter apresentado resultados práticos.
Fonte: Agência Brasil