Abav-DF alerta para prazo da Carteira de Identidade em viagens pelo Mercosul

20/05/2008 14h25

A Abav-DF e o Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF lançam esta semana em Brasília uma campanha de informação para as pessoas que planejam viajar para países do Mercosul durante o período de férias no mês de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, que devem atentar para a data de expedição da carteira de identidade, que não pode ter mais de dez anos.

 

A campanha conjunta se deve aos muitos problemas que passageiros têm enfrentado durante o embarque, segundo o presidente da Abav-DF, João Eduardo Zisman. O diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Brasília, Luiz Antonio Barbosa, confirma que pelo menos um terço dos passageiros se surpreende e acaba impedido de viajar.

 

A campanha, que terá cartazes em todas as agências e lojas associadas à Abav-DF, no aeroporto e em todos os órgãos públicos de Brasília, sugere que o passageiro procure, com pelo menos trinta dias de antecedência da viagem, um dos 18 postos de identificação para solicitar uma nova carteira de identidade, uma vez que o prazo de entrega do documento é de até 15 dias.

 

Além de cartazes e folders explicativos, a Abav-DF vai promover uma série de palestras da Polícia Civil para informar aos agentes de viagens sobre a legislação das viagens no Mercosul. Os agentes de viagens também poderão obter mais informações pelo site da Polícia Civil do DF (www.pcdf.df.gov.br). 

Fonte: Abav-DF