TCU realizará auditoria no POSTALIS

09/09/2015 12h50

Melina Fleury

TCU realizará auditoria no POSTALIS

Deputado Benjamin Maranhão (SD/PB), Presidente da CTASP

O Tribunal de Contas da União realizará auditoria na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e no Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis) após solicitação do Deputado Benjamin Maranhão (SD/PB), Presidente da CTASP. O requerimento nº 53/2015 foi aprovado pela Comissão no dia 17 de junho deste ano.
De acordo com o Deputado, foram veiculadas na imprensa matérias divulgando déficit bilionário nos recursos dos Fundos FI-FGTS e POSTALIS. Segundo matéria publicada dia 23 de março, o Postalis apresenta um déficit atuarial de R$ 5,6 bilhões. “Apenas para cobrir o exorbitante rombo nas contas do Postalis, foi imposto um draconiano corte de mais de um quarto nos salários dos trabalhadores participantes do fundo, além do desconto da contribuição re-gular”, afirmou Maranhão. O Deputado constatou que, segundo fontes citadas nas reportagens, “o déficit bilionário decorre da dívida não paga que os Correios possuem junto ao fundo e da má administração dos recursos do fundo nos últimos anos.
Segundo o Acórdão do TCU, a auditoria tem como objetivo “averiguar as origens, causas e composição do anunciado déficit de R$ 5,6 bilhões e examinar as providências adotadas e/ou possíveis omissões dos responsáveis pela gestão e fiscalização”.