Realizada Audiência Pública que discutiu situação trabalhista em hidrelétricas

A Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) realizou, no dia 13, Audiência Pública para discutir as condições de trabalho nas hidrelétricas de Ferreira Gomes e Santo Antônio do Jari, no estado do Amapá; Jirau e Santo Antônio, em Rondônia e Belo Monte, no Pará.
20/11/2012 13h04

A ausência de representantes de algumas hidrelétricas desagradou o Presidente da Comissão e autor do requerimento, Deputado Sebastião Bala Rocha (PCdoB/RS). “Essa ausência é uma falta de respeito à Comissão, que será obrigada a convocar nova audiência com os representantes das usinas Belo Monte, Santo Antônio e Jirau”, asseverou.

 

A única empresa que atendeu ao convite da Comissão foi a Alupar Investimento S.A - responsável pela construção de Ferreira Gomes -, motivo pelo qual o Presidente apresentou outro requerimento para que seja feita nova reunião.

 

Durante o evento, foi consenso a necessidade de criar uma ponte direta de comunicação entre sindicatos, empresas e trabalhadores. A iniciativa visa evitar futuras paralisações e garantir condições dignas de trabalho. Outro ponto destacado por Bala Rocha e corroborado pelo Deputado Assis Melo (PCdoB/RS) foi a importância de padronizar as regras trabalhistas dentre os empreendimentos destacados. “Atualmente, o trabalhador está sendo erroneamente responsabilizado pela falta de condições trabalhistas”, afirmou Assis.

 

Participaram da audiência os senhores Ronaldo Paris, da Alupar; Manoel Messias Nascimento Melo, Secretário das Relações de Trabalho do MTE e Claudio da Silva Gomes, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).