Moção de desagravo

A Comissão de Trabalho aprova moção de desagravo ao atleta brasileiro Vinícius Júnior.
24/05/2023 14h55

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Moção de desagravo

Deputado Airton Faleiros

A Comissão de Trabalho aprovou moção de desagravo ao atleta brasileiro Vinícius Júnior, que tem sido vítima de racismo no desempenho de sua atividade profissional como jogador de futebol. A moção foi apresentada por meio do requerimento de autoria do deputado Airton Faleiro (PT/PA), atual presidente da Comissão. O deputado argumentou que o atleta foi agredido de forma desrespeitosa em seu ambiente de trabalho.

No domingo (21), o atacante foi alvo de insultos racistas. A partida que disputava foi interrompida após parte da torcida adversária chamar o brasileiro de “macaco”. De acordo com Airton Faleiro (PT/PA): “Essas ofensas são inaceitáveis e mostram o quão profundamente enraizado o racismo ainda está na sociedade atual em todo mundo”.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), membro da Comissão, manifestou apoio ao posicionamento do presidente. Para ele, não basta dizer que não é racista, é necessário ter atitudes concretas para enfrentar o problema. O deputado também parabenizou a atitude de Vinicius Junior que reagiu aos ataques “de forma apropriada, com emoção, mas com firmeza”.