Membros da CTASP visitam obras paralisadas da Petrobras na Bahia

Os deputados Bebeto e Benjamin aranhão, presidente da CTASP, realizaram, no dia 22, visita técnica ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe.
27/05/2015 17h05

Acervo pessoal do deputado Bebeto

Membros da CTASP visitam obras paralisadas da Petrobras na Bahia

Na última sexta-feira (22), membros da CTASP fizeram mais uma visita a obras paralisadas da Petrobras. Os deputados Benjamin Maranhão (SD/PB), presidente da Comissão, e Bebeto (PSB/BA) visitaram o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em Maragogipe, na região do Recôncavo Baiano.

O estaleiro já tinha 82% das obras prontas em janeiro deste ano, quando as operações foram paralisadas. Desde então, já foram demitidos mais de sete mil trabalhadores apenas no estaleiro, sem considerar as demissões indiretas. Diversos pequenos empresários locais tiveram que fechar seus estabelecimentos, que incluem pousadas e lojas, por falta de movimento.

O investimento de quase R$ 3 bilhões na indústria naval geraria aproximadamente 20 mil empregos, direta ou indiretamente. “Havia uma expectativa da empresa de manter em torno de seis mil empregados na operação do estaleiro. Fora isso, viria junto desse investimento um polo metal mecânico iria se instalar na região, desenvolvimento de estradas e ligação de ramal ferroviário”, afirmou o deputado Benjamin Maranhão.

O presidente falou, ainda, da preocupação da Comissão com a qualidade dos empregos no Brasil, citando o exemplo da parceria do estaleiro com a empresa japonesa Kawasaki, que estava importando a tecnologia para o Brasil. “Aqui [no Estaleiro Enseada do Paraguaçu], o projeto é construir sondas que terão tecnologia de ponta, e serão feitas no Brasil, propiciando à Petrobras ganho não só em qualidade e competitividade dos seus serviços, mas também desenvolvimento numa nova tecnologia local. A nossa preocupação é que esse investimento seja retomado”, concluiu.