CTASP receberá Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro

Ministro virá à Câmara no dia 26 para esclarecer conversas com o procurador Deltan Dallagnol a respeito da Operação Laja Jato em Curitiba
17/06/2019 18h15

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

CTASP receberá Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro

Deputado Rogério Correia (PT-MG) defende seu Requerimento que convida o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a prestar esclarescimentos sobre mensagens trocadas com o Procurador Deltan Dallagnol

Parlamentares da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) aprovaram na manhã de quarta-feira (12) dois Requerimentos do Deputado Rogério Correia (PT-MG), entre outras proposições. O primeiro, REQ Nº 55/19, requer realização de Audiência Pública para debater a legalidade da conduta dos agentes públicos envolvidos na troca de mensagens de texto entre o ex-juiz federal Sérgio Moro e o Procurador-Chefe da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Já o REQ Nº 56/19 convida o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a comparecer ao Plenário 12 do Anexo II da Câmara dos Deputados, às 10h do próximo dia 26. A reunião acontecerá após o Ministro comparecer ao Senado na quarta-feira (19) anterior.

O autor do Requerimento, baseando-se nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil entre o procurador e o ex-juiz, argumenta que “o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia quando julgou casos. [...] Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou ao menos uma decisão [judicial], criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal”.

Segundo o Intercept, fonte anônima enviou-lhe as conversas. Polícia Federal abriu cinco inquéritos para investigar a origem do vazamento.

 

Por Ascom/CTASP.

Ações do documento