CTASP ouve representante dos estudantes

Na reunião, também foi aprovado requerimento de comparecimento do Ministro de Ciência e Tecnologia
30/05/2019 18h20

Nessa quarta-feira (29), membros da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), incluindo a Presidente, Deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), criticaram a interrupção da reunião que ouviu o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no último dia 21, em Audiência conjunta com a Comissão de Educação (CE). A confusão começou por causa de um impasse sobre se representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) poderiam fazer uso da palavra.

“Espero que não aconteça novamente de se encerrar uma reunião no grito. Esta é uma Casa de diálogo, em que se debatem ideias”, afirmou a Presidente Marcivania.

Desta vez, a palavra foi dada à Diretora de Relações Institucionais da UNE, Bruna Brelaz, para expor como a entidade enxerga os cortes/contingenciamentos feitos ao orçamento do ensino público federal. “O que a UNE defende há mais de 80 anos é a democracia [...] e isso foi cerceado aos estudantes a pedido do Ministro da Educação. [...] A AGU pediu ontem ao STF que libere ações policiais nas universidades e isso é inadmissível pelos estudantes. [...] O caminho da democracia é o caminho mais viável. Não iremos abrir mão de nenhum tipo de tentativa de garantir que a educação seja defendida”, argumentou Brelaz.

Devido ao início da Ordem do Dia no Plenário da Câmara, a reunião teve que ser breve e apreciou proposições em que havia consenso. Uma das aprovadas foi o REQ 49/2019, de autoria da Deputada Erika Kokay (PT-DF), que convida o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para prestar esclarecimentos sobre a intenção de o Governo Federal privatizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

 

Por Ascom/CTASP.