Comitiva da CTASP visita Belo Monte

Greves são o mote da viagem
02/05/2012 14h35

 

Uma comitiva da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados visita na quinta, 3, as obras da Usina de Belo Monte, para acompanhar o andamento das greves. Formada pelos Deputados Federais Laércio Oliveira (PR/SE), Bala Rocha (PDT/AP) e Policarpo (PT/DF).

 

A greve começou no dia 23 de abril, após os trabalhadores não conseguirem reduzir o tempo entre os recessos para visitar as famílias (baixada) e nem o aumento do vale alimentação, conforme pedido, de 95 para cerca de 300 reais.

 A liminar da Justiça que declarou a greve de operários na usina hidrelétrica Belo Monte ilegal teve seus efeitos suspensos até o dia 1o de maio, segundo documento da audiência conciliatória que ocorreu na Vara do Trabalho de Altamira nesta quinta-feira.

 A liminar que tinha sido concedida ao Consórcio Construtor Belo Monte contra o sindicato dos trabalhadores, o Sintrapav, na quarta-feira, estabalecia uma multa de 200 mil reais por dia de greve, mas os operários mantiveram a paralisação.

 A Usina

O empreendimento, localizado no rio Xingu, estado do Pará, terá capacidade total instalada de 11.233,1 MW, prevendo-se a entrada em operação de sua primeira unidade no ano de 2015. A implantação da hidrelétrica de Belo Monte virá adicionar 4.571 MWmédios de energia ao sistema elétrico brasileiro, energia suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o país.