Comissão debate a importância do Microcrédito

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizou nessa quarta-feira (18/09) Audiência Pública que discutiu os Programas de Microcrédito, devido à aprovação do Requerimento nº 256/13, de autoria do Dep. Vicentinho - PT/SP.
19/09/2013 14h30

O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional. Tem como objetivo promover a economia popular por meio da oferta de recursos para o microcrédito produtivo, orientado a pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades de pequeno porte, visando incentivar a geração de trabalho e renda, inclusão social, complementação de políticas sociais e/ou promoção do desenvolvimento local*.

Estiveram presentes os senhores Almir C. Pereira (Presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças - ABCRED), Maurício A. Dziedricki (Secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul - SESAMPE), Lucilene E. Santana (Coordenadora-Geral do Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - PNMPO do MTE), Paulo Roberto (representante do Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDS), Rodrigo H. Moriguti (Gerente de Operações Especiais da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S/A - BADESC) e a senhora Márcia F. Souza, Gerente de microfinanças da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A - Desenbahia.

Foi consenso na Audiência que os programas de microcrédito ajudam a movimentar economias locais e beneficiam a sociedade, principalmente a parcela da população que pertence às classes D e E. “Muitas vezes o banco não tem interesse em atender o cliente sujo de graxa, sujo de farinha”, afirmou Maurício Dziedricki.

Lucilene Santana completou que esses programas têm ações mais sociais que financeiras e por isso as instituições que os promovem possuem um papel fundamental para a sociedade, assim como os agentes de microcrédito, que têm contato direto com os clientes e servem de ponte entre trabalhador e entidade.

Foi registrada, também, a presença dos Deputados Vicentinho, Esperidião Amin (PP-SC), Paulão (PT-AL), Carmen Zanotto (PPS-SC), Celso Maldaner (PMDB-SC) e do Senador Casildo Maldaner (PMDB-SC).

 

 

* Fonte BNDS