VI Fórum Nacional de Saúde Ocular

Por iniciativa do deputado Hiran Gonçalves a CSSF sediou o VI Fórum Nacional de Saúde Ocular. O evento contou com a participação de representantes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), do Ministério da Saúde (MS) e de mais de 20 deputados federais.
19/06/2019 12h26

Assessoria do PSD

VI Fórum Nacional de Saúde Ocular

José Ottaiano, presidente do CBO, falou das condições de saúde ocular no Brasil. “Elas são melhores quanto maiores forem os recursos. Na classe A, 2.8% tem comprometimento de cegueira. Na classe D e E esse índice sobre para 28%”, mostrou. Ele disse que há também uma relação entre cegueira e idade. “Acima dos 60 anos temos mais de 80% dos indivíduos portadores de cegueira”.

Cristiano Caixeta, secretário-geral do CBO falou sobre deficiência visual. Apresentou dados da OMS: há no mundo 76 milhões de pessoas cegas. “Quanto mais cedo é o diagnóstico, mais chances de cura”, lembrou. João Neves, também da CBO, apresentou um estudo sobre as redes de atenção à saúde ocular.

José Beniz, vice-presidente da CBO falou da importância da Política Nacional de Atenção em Oftalmologia. “Avançar na implantação das redes de atendimento ainda é um desafio”. Eduardo David Gomes de Souza, do MS, disse que a coordenação geral de atenção especializada trabalha em sintonia com o CBO, Conas e Conasems. “Estamos revisando as Portarias editadas em 2008”.