Seminário em Goiânia comemora os 10 anos do SUAS
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) representou a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) no seminário em comemoração aos “10 Anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, com o tema “Conquistas e Desafios”. O evento desta terça-feira (22) foi uma iniciativa conjunta da comissão da Câmara Federal com o deputado estadual Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Alego. Os convidados avaliam o programa como fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
A parlamentar ressaltou as conquistas e os desafios que poderão ser enfrentados nos próximos anos. Já o secretário nacional de Assistência Social, José Dirceu Galão Júnior, frisou que o momento é de celebração pelas conquistas do SUAS nos últimos 10 anos. “Em 2005 atingíamos apenas 24,5% dos municípios brasileiros. Após 10 anos ampliamos o serviço e estamos presentes em 99,6% dos municípios”, enfatizou. De acordo com Galão Júnior, o principal desafio da categoria é de universalizar os diversos atendimentos fornecidos pelo Sistema nos municípios de pequeno porte. O secretário ainda ressaltou a importância do crescimento dos benefícios populares fornecidos pelo Governo Federal à população carente no país.
O presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Edivaldo Ramos, que ministrou a segunda palestra, reconheceu que existem motivos realmente para serem comemorados pela categoria, “que luta há muito tempo por melhorias nas condições sociais da população”, frisou. E acrescentou: “Tivemos no processo político muitos avanços ao longo dos anos, principalmente na década de 80, no período da Constituinte, que possibilitou a inserção da Assistência Social como política pública”. Salientou que existem outras perspectivas ainda a serem trabalhadas para avançar no sistema de atendimento, bem como na conquista da efetivação plena das políticas públicas para a sociedade.
Reivindicações
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Denise Barra, apresentou uma pauta de reivindicações da categoria. Falou que existem diversas demandas que ainda inviabilizam o melhor atendimento à população. “Implantação de um Centro de Educação Permanente do SUAS, capacitação dos conselheiros municipais de assistência social, cofinanciamento no Estado de Goiás para os 246 municípios, são fundamentais para o avanço e da qualificação do serviço social no Estado”, enfatizou a presidente do CEAS.
Também explanaram em palestrar a presidente presidente do Conselho Regional do Serviço Social – 19ª Região, Ilma Inácio, e a presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-GO), Maria Joaquina de Jesus.
Redação da Assembleia Legislativa de Goiás adaptada pela Comissão de Seguridade Social e Família