Saúde debate exigência de macas e cadeiras de rodas para pessoas com obesidade em hospitais e locais públicos

A audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (29/10) às 10h, atende ao pedido do deputado Geraldo Resende (PSDB/MS). O debate será transmitido ao vivo pelos canais da TV Câmara.
22/10/2024 16h29

A audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (29/10) às 10h, atende ao pedido do deputado Geraldo Resende (PSDB/MS). O debate será transmitido ao vivo pelos canais da TV Câmara.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai debater a obrigatoriedade de hospitais públicos e privados e outros locais de grande fluxo disponibilizarem macas e cadeira de rodas adequadas para pessoas com obesidade. A audiência, requerida pelo deputado Geraldo Resende (PSDB/MS), está prevista para próxima terça-feira (29/10), às 10h. 

O debate será transmitido ao vivo pelos canais da TV Câmara e contará com a participação da população por meio do Debate Interativo  já aberto para perguntas no site da Comissão de Saúde no link abaixo.

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/74353

De acordo com Resende, a audiência  é uma oportunidade de discutir com a população o Projeto de Lei nº 3313/2021, de autoria da deputada Geovânia de Sá (PSDB/SC),  do qual é relator na Comissão.

“A proposta visa contribuir para amenizar os transtornos de mobilidade e de conforto que as pessoas com obesidade enfrentam em locais de grande fluxo  quando necessitam desses equipamentos”,  afirmou o parlamentar.

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019), último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019.

No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros, o que representa cerca de 94 milhões de pessoas.

Para o debate foram convidados:

  • Glenda Cardoso , Influenciadora digital; Advocacy em Cuidados em Obesidade;
  • Guilherme Nafalski, coordenador do Painel Brasileiro da Obesidade – PBO;
  • Maria Edna Melo,  Coordenadora do Departamento de Advocacy da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO;
  • Wellington Mendes Carvalho, diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde;
  • Alexandre Alves Rodrigues, auditor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde - DenaSUS do Ministério da Saúde.

Resumo

Audiência Pública sobre acesso a macas e cadeiras de rodas para pessoas com obesidade

Local: Anexo II, Plenário 07

Data: 29/10/2024 (terça-feira)

Hora: 10h

registrado em: