Ministro se reúne com GT da fosfoetanolamina e parlamentares aprovam etapas

Chinaglia e outros parlamentares pontuaram o quão importante é o instrumento político no processo de registro da substância
26/11/2015 10h20

Maria Garcia/CSSF

Ministro se reúne com GT da fosfoetanolamina e parlamentares aprovam etapas

Ministro Celso Pansera dá os últimos informes para o GT da fosfoetanolamina sintética

O Grupo de Trabalho da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) que acompanha o registro da fosfoetanolamina sintética se reuniu nesta quinta-feira (25) com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, na sede do ministério. Eles dialogaram com pesquisadores e representantes do MCTI, do Ministério da Saúde e da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conhecer o procedimento de pesquisa da substância.

Líder do grupo, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) demonstrou apoio à iniciativa conduzida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. "Apoiamos decididamente o trabalho que vocês vão fazer e queremos ajudar", ressaltou o parlamentar. Chinaglia e outros parlamentares pontuaram o quão importante é o instrumento político no processo de registro da substância. Para eles, diante das tecnicidades dos estudos, a CSSF representa o clamor da população brasileira pela agilidade das etapas.

Também participaram da reunião os deputados federais Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), Carmem Zanotto (PPS-SC), Dr. João (PR-RJ), Dr. Sinval Malheiros (PV-SP), Dulce Miranda (PMDB-TO), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Leandre Dal Ponte (PV-PR), Misael Varella (DEM-MG), Raquel Muniz (PSC-MG) e Zenaide Maia (PR-RN).

Além deles, compareceram a secretária executiva do MCTI, Emília Ribeiro; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Pasta, Jailson de Andrade; o chefe de gabinete do Ministério, Carlos Azevedo; a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Márcia Luz da Mota; e a superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Meiruze Souza Freitas.

 

Início dos estudos pré-clínicos

Pansera anunciou que contratos seriam prontamente firmados com laboratórios para iniciar os estudos pré-clínicos de avaliação da fosfoetanolamina sintética. O prometido foi realizado no mesmo dia, pela noite, quando liberou R$ 2 milhões para esta etapa. O montante será disponibilizado aos laboratórios credenciados para conduzir os experimentos por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Os testes pré-clínicos com a substância que pode ter a propriedade de tratar o câncer devem durar ao menos sete meses.

 

Serão três as unidades de pesquisa laboratorial: o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), de Florianópolis (SC); o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), de Fortaleza (CE), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LassBio), do Rio de Janeiro (RJ), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As análises serão divididas em três subprojetos, cada um coordenado por um laboratórios.

 

*Texto adaptado da Ascom do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)