Ministro da Saúde se encontra com deputados para tratar de casos de microcefalia

A comissão designou deputado para acompanhar as ações de perto
19/11/2015 17h05

Fotos Rondon Vellozo/MS

Ministro da Saúde se encontra com deputados para tratar de casos de microcefalia

Parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) tiveram um encontro nesta quinta-feira (19) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, sobre os últimos dados epidemiológicos dos casos de microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 399 recém-nascidos com a doença em sete estados da região Nordeste

Segundo o ministro, sua equipe já entrou em contato com especialistas de diversas áreas, inclusive internacionais, para preencher as lacunas informativas. Castro reiterou que a principal hipótese do ministério para o aumento nos casos de má formação congênita é a sua relação com o vírus Zika. O vírus carece de ampla literatura científica, o que dificulta o conhecimento mais aprofundado da doença e dos seus desdobramentos. O chefe da pasta ainda afirmou que brevemente o Ministério da Saúde terá informações mais precisas sobre a correlação entre os dois fatores.

Até então, continuam as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, conhecido do brasileiro como transmissor da dengue e também vetor do vírus Zika. O maior número de casos de microcefalia foi registrado no primeiro sítio de identificação da doença, Pernambuco (268), seguido dos estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8). A hipótese entre a relação do Zika com a doença genética foi acesa depois de constatada pelo Instituto Oswaldo Cruz a presença do genoma do vírus em amostras de duas gestantes da Paraíba. Os fetos foram confirmados com microcefalia através de exames de ultrassonografia.

 

Boletim

Como forma de manter os integrantes da CSSF atualizados, o Ministério da Saúde divulgará um boletim semanal nas terças-feiras com as últimas informações, dados que serão repassados aos deputados da comissão junto ao informativo distribuído em todas as reuniões deliberativas, o Plenário 7. A CSSF designou o deputado Osmar Terra acompanhar as ações  contra o avanço dos casos de microcefalia em recém-nascidos.