Fiocruz e Ministério da Cidadania na CSSF
Ministério da Cidadania
O ministro Osmar Terra deu duas importantes informações: o Ministério ganhou o prêmio internacional Wise Awards (Word Inovation Summit Education) de inovação em educação devido ao Criança Feliz, considerado o maior programa do mundo em atendimento em saúde domiciliar para crianças. Osmar Terra também falou sobre a MP que vai destinar pensão vitalícia para crianças com danos cerebrais graves devido a micro-cefalia causada por Zika vírus.
O ministro tratou do contingenciamento dos recursos da União e o ordenamento orçamentário do Ministério para 2019. “Foram vários períodos seguidos de queda de receita, desde 2014. O governo está se movimentando: além da busca pelo equilíbrio fiscal, há reformas em pauta no Legislativo. Precisamos discutir um novo pacto federativo”, defendeu. Ele apresentou números com as necessidades orçamentárias para 2020.
Fiocruz
A instituição está representada em todas as regiões Brasileiras, presente em 10 estados, e tem a função de produzir e compartilhar tecnologias voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A luta contra a doença de Chagas, Zika e Febre Amarela, abrangendo diagnóstico, vacinas e educação de prevenção, são importantes frentes de trabalho da instituição. “Respondemos às crises sanitárias e fortalecemos o SUS, contribuindo também com políticas públicas através de pesquisas”, explicou Nisia Trindade.
Nisia lembrou que a Fiocruz foi responsável pela implantação de bancos de leite humano no Brasil, em países de língua portuguesa e também em países desenvolvidos, como Portugal. A instituição, na área de pós-graduação, é responsável pela formação de 180 médicos mestres em Saúde da Família. Nísia fez um alerta: “Muitos de nossos profissionais irão se aposentar em breve. Esse para nós é um grande desafio. Porque não temos uma legislação, como a existente nas universidades, que permita a reposição de vagas”.