Financiamento do SUS é grande desafio, dizem debatedores
Na mesa de abertura do Fórum Internacional de Sistemas de Saúde Comparados, debatedores destacaram nesta terça-feira (1º) que o financiamento da saúde é um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). O fórum foi realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
O deputado Odorico Monteiro (PT-CE), presidente da Subcomissão Permanente de Saúde, ressaltou que o encontro se realiza no mesmo momento da XV Conferência Nacional de Saúde, cuja etapa nacional começa hoje em Brasília.
“O fórum tem o papel de fazer este link dos debates entre as discussões da conferência e as discussões no âmbito da comissão”, disse. Segundo ele, o grande legado da XIV Conferência foi a criação do Programa Mais Médicos pelo governo brasileiro. Para o parlamentar, o financiamento e a gestão sistêmica serão os grandes temas discutidos este ano.
O coordenador da unidade técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/ OMS), Geraldo Alfaro, citou alguns desafios do sistema de saúde brasileiro, como fortalecer a atenção primária integral às famílias; fortalecer a governância do sistema público e universal; aumentar e melhorar o financiamento; e fortalecer a coordenação multissetorial.
Já o secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde, Jurandir Frutuoso, mencionou, entre os desafios, a discussão do financiamento e a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde.
*Redação da Câmara dos Deputados