Deputados da CSSF fazem visita técnica à Fiocruz
Alguns números que mostram a contribuição da Bio-Manguinhos para a saúde da população: 92,8 milhões de vacinas, 4,1 milhões de reativos e 13,8 milhões de biofármacos foram entregues em 2016; a Unidade possui 38 projetos em desenvolvimento, entre eles vacinas virais, vacinas bacterianas, reativos para diagnóstico e biofármacos; e está sendo instalado um novo campus com 580 mil m², onde serão produzidos vacinas e biofármacos.
A visita técnica contou com a presença da Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que fez uma breve apresentação aos deputados sobre os objetivos da visita à Fundação, dentre eles a obtenção de informações referentes à produção do Alfapoetina, o primeiro biofármaco fabricado no Brasil. Também houve uma exposição do Diretor Maurício Zuma Medeiros sobre o desempenho do Centro Henrique de Azevedo Penna, onde são produzidos os resultados das pesquisas realizadas.
Mesmo com as preocupações orçamentárias, o diretor destacou a importância e o fortalecimento dos laboratórios. Os parlamentares visitaram o Setor de Produção de Insumos, os laboratórios, o Setor de Purificação e Esterilização da água usada nos insumos e o Centro de Processamento Final dos produtos.
Concluída a visita técnica, aguarda-se a apresentação de um relatório sobre as impressões dos membros da comitiva, a ser apresentado oportunamente no plenário da Comissão.