Comissão debate o uso da polilaminina como tratamento na regeneração da medula espinhal
A Comissão de Saúde promove, nesta quarta-feira (17/06), em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, audiência pública para debater a polilaminina como tratamento na regeneração da medula espinhal. A reunião será realizada às 09h30min, no plenário 07, no anexo II da Câmara dos Deputados.
O debate atende ao pedido dos deputados Zé Vitor (PL-MG), Diego Garcia (UNIÃO-PR), Professor Alcides (PL-GO), e Átila Lira (PP-PI). A proposta é promover reflexão e diálogo, além de conferir a apresentação de informações atualizadas sobre o estágio das pesquisas envolvendo a polilaminina, seus fundamentos científicos, eventuais evidências clínicas, bem como os desafios regulatórios e éticos relacionados à sua utilização.
A audiência contará também com a entrega de Moção de Louvor à Dra. Tatiana Lobo Coelho de Sampaio, professora universitária e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A moção foi aprovada em reuniões deliberativas pelas comissões de Saúde (CSAUDE) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), atendendo a requerimentos dos(as) deputados(as) Allan Garcês (PP-MA), Gilson Daniel (PODE-ES), Carla Dickson (PL-RN), Eduardo da Fonte (PP-PE), Heloísa Helena (REDE-RJ), Ana Paula Lima (PT-SC), Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Dr. Zacharias Calil (MDB-GO), e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Segundo os parlamentares, a compreensão da polilaminina é essencial tanto para a pesquisa básica quanto para aplicações clínicas e biotecnológicas. Considerando o interesse de pacientes, familiares, profissionais da saúde, pesquisadores e da sociedade em geral sobre o tema, faz-se necessário promover um espaço institucional para esclarecimentos técnicos, científicos e regulatórios.
Reportagem: estagiária Bruna Rodrigues, sob supervisão.